PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de DEFESA: RAFAEL DOS SANTOS PEREIRA

DISCENTE : RAFAEL DOS SANTOS PEREIRA
DATA : 11/09/2019
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Efeitos de diferentes parâmetros de usinagem sobre o comportamento de cprrpsão do aço inoxidável AISI 304

O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito de diferentes condições de usinagem sobre o comportamento de corrosão do aço inoxidável austenítico AISI 304. As operações de usinagem foram conduzidas por fresamento, , variando três diferentes parâmetros: rotação da fresa, velocidade de avanço e profundidade. Após usinagem, a rugosidade superficial foi caracterizada por microscopia confocal de varredura a laser (CSLM), determinando a rugosidade média (Ra) e a maior protuberância da superfície (Rp). Além disso, a composição química do filme passivo formado naturalmente ao ar foi analisada por espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X (XPS). Investigou-se o estado químico dos principais elementos constituintes do filme (Fe, Cr, O e Ni) e também o perfil de profundidade (depth profile) ao longo da espessura do filme passivo, determinando a relação Cr/Fe para cada condição de usinagem. Foram determinadas, ainda, as tensões residuais na superfície das amostras usinadas a fim de avaliar seu possível efeito sobre o comportamento de corrosão do aço 304. Para isso foi empregado método do sen2Y a partir de medidas de difração de raios X. O comportamento de corrosão foi avaliado por meio de curvas de polarização potenciodinâmica obtidas em solução de NaCl 3,5% em massa a temperatura ambiente.

Presidente - Interno ao Programa - 1671298 - RENATO ALTOBELLI ANTUNES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1893637 - ALEJANDRO ANDRES ZUNIGA PAEZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1838759 - JANAINA DE SOUZA GARCIA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1765425 - MARCIO GUSTAVO DI VERNIERI CUPPARI