PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de DEFESA: RODRIGO MANTOVANI RONCHI

DISCENTE : RODRIGO MANTOVANI RONCHI
DATA : 23/08/2019
LOCAL: na Sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC

ESTUDO TEÓRICO E EXPERIMENTAL DO NANOCOMPÓSITO DE POLIURETANO TERMOPLÁSTICO REFORÇADO COM MXENES

A crescente utilização de nanocompósitos deriva da busca por um melhor desempenho em diversas aplicações, particularmente naquelas envolvendo otimização de propriedades mecânicas e aplicações funcionais diversas. Dentre os materiais utilizados como reforços de nanocompósitos, destacam-se aqueles com estruturas 2D, devido às suas altas resistências mecânicas e possibilidades de modificação da superfície visando melhorar a interação matriz / reforço. Nesta dissertação, foram realizados estudos teóricos e experimentais de um novo nanocompósito com matriz de poliuretano termoplástico reforçado com o MXene Ti3C2(Tx). Buscando entender com maior profundidade a interação do reforço com a matriz, foram realizadas sínteses e caracterizações experimentais, bem como simulações computacionais. Os cálculos de DFT da interação entre o polímero e o Ti3C2(Tx) indicaram que todas as possíveis terminações dos  MXenes apresentam boa interação com a matriz polimérica, especialmente o grupo funcional  –OH que promove uma interação mais favorável com a matriz polimérica. Experimentalmente, a boa interação MXenes-TPU foi corroborada através da fabricação de compósitos bem dispersos por um método simples de preparação.

Presidente - Interno ao Programa - 1671292 - SYDNEY FERREIRA SANTOS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761120 - DANILO JUSTINO CARASTAN
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1957564 - CEDRIC ROCHA LEAO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1282172 - ROBERTO GOMES DE AGUIAR VEIGA