Nanocompósitos elastoméricos com grafeno para banda de rodagem de pneus
Atualmente, compostos de borracha utilizados na produção de pneus utilizam cargas de reforço, como sílica e negro de fumo, para proporcionar importantes propriedades funcionais para o produto. Na banda de rodagem, cada vez mais, apenas a sílica é utilizada como carga de reforço no lugar do negro de fumo, pelo fato de conseguir diminuir a resistência ao rolamento (eficiência energética) e de aumentar a aderência do pneu no piso molhado. Porém, isso leva a perda de outras propriedades tal como a condutividade elétrica que o pneu precisa ter (por legislação e por segurança). O grafeno é uma nanopartícula condutora que é amplamente utilizada para aumentar a condutividade elétrica de vários polímeros, mas que foram poucos estudos realizados até agora sobre sua aplicação em compostos elastoméricos para uso em banda de rodagem de pneus. O objetivo deste trabalho visa estudar a influência da concentração em grafeno e de rotas de mistura sobre as propriedades funcionais de compósitos elastoméricos à base de borracha natural e polibutadieno. Os teores de grafeno estudados foram variados entre 0 e 70 phr. O grafeno foi misturado em duas ou três etapas. A condutividade elétrica, histerese, inchamento, e a cinética de vulcanização foram estudados.