COMPÓSITOS ELASTOMÉRICOS COM NANOTUBOS DE CARBONO PARA APLICAÇÃO EM PNEUS
Nos últimos anos, o mercado de veículos motorizados busca a melhoria da eficiência energética e performance dos veículos. Neste contexto, uma opção é a utilização de pneus com menor resistência ao rolamento, relacionada com a perda de energia por histerese. A utilização de sílica como carga de reforço, em substituição ao tradicional negro de fumo, permite melhorar essas propriedades, porém impede a dissipação das cargas eletrostáticas geradas devido à fricção dos pneus com solo e atrito das partes mecânicas. Uma alternativa é a incorporação de nanopartículas de carbono como carga condutora, sendo que sua adequada dispersão é um fator limitante para sua utilização. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um composto elastomérico contendo nanotubos de carbono de paredes múltiplas (MWCNT) para a aplicação na banda de rodagem de pneus, utilizando como matriz uma mistura elastomérica de borrachas natural (NR) e polibutadieno (BR). A nanopartícula foi adicionada ao elastômero por mistura mecânica, incorporada diretamente na forma de pó ou através de pré-dispersão (PD) em borracha. As nanopartículas foram caracterizadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV-FEG), espectroscopia Raman e sua condutividade elétrica foi avaliada por meio da curva de percolação. A influência da adição do MWCNT e das condições de processamento nas propriedades do composto final foram avaliadas através de reometria, determinação do Efeito Payne, morfologia e estado de dispersão das partículas no composto vulcanizado, condutividade elétrica, propriedades mecânicas e dinâmico-mecânicas.