PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELYFF CARGNIN

DISCENTE : ELYFF CARGNIN
DATA : 02/06/2023
LOCAL: Sala 306 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

NANOCOMPÓSITOS ELASTOMÉRICOS: OBTENÇÃO DE SILICONE CONDUTIVO PELA INCORPORAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE CARBONO

Nanopartículas de carbono como fase dispersa atraem a atenção da indústria de polímeros, visando obter nanocompósitos funcionais e melhorar o desempenho mecânico e a condutividade destes materiais. Cargas como óxido de grafeno reduzido e nanotubos de carbono exibem dispersão problemática nos elastômeros, afetando a distribuição homogênea das partículas em elastômeros e dificultando a optimização de propriedades. Através da modificação química destas nanopartículas é possível obter maior homogeneidade das partículas dentro do elastômero, melhorando propriedades mecânicas, tribológicas e elétricas da matriz, que não são vistas em compósitos convencionais e utilizando menor quantidade de fase dispersa Neste estudo, foi realizada a funcionalização de óxido de grafeno reduzido e de nanotubos de carbono oxidado com o agente de acoplamento comercial γ-aminopropil trietoxisilano (KH550), resultando em nanocompósitos feito de borracha de silicone e nanopartículas puras e modificadas. Primeiramente, foi realizada a síntese do óxido de grafeno pelo método de Hummers modificado, seguido de sua redução. Depois, o óxido de grafeno reduzido e os nanotubos de carbono oxidados foram silanizados em reação simples de mistura. As nanopartículas de carbono puras e funcionalizadas e o nanocompósito elastomérico foram caracterizados por espectroscopia Raman, infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Espectroscopia de Fotoelétrons Excitados por Raios-X (XPS), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e transmissão (MET), Microscopia de Força Atômica (AFM) e condutividade elétrica. Os parâmetros dinâmico-mecânicos do compósito também foram analisados.

Presidente - Interno ao Programa - 1761120 - DANILO JUSTINO CARASTAN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1925199 - ANIBAL DE ANDRADE MENDES FILHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUÍS MARCELO GARCIA DA SILVA - UFABC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1730526 - SUEL ERIC VIDOTTI