PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de DEFESA: EDCARLOS RODRIGUES DE SOUZA

DISCENTE : EDCARLOS RODRIGUES DE SOUZA
DATA : 26/04/2022
LOCAL: por participação remota

IMPRESSÃO 4D DE HIDROGEL TERMORRESPONSIVO CONTENDO CELULOSE NANOCRISTALINA PARA FABRICAÇÃO DE SCAFFOLDS

A engenharia de tecidos é uma área de estudos multidisciplinar, e envolve principalmente o desenvolvimento de biomateriais em forma de scaffolds e a associação destes às células. Um ponto de grande destaque na engenharia de tecidos é o uso de biomateriais poliméricos e sua interação com células in vitro. Sabe-se que a manutenção da massa óssea é regulada por estímulos bioquímicos e mecânicos. Uma forma de promover a mecanotransdução nas células osteoprogenitoras é através de scaffolds responsáveis por gerar esforços mecânicos de maneira cíclicas, resultando em tensões com direções preferenciais nas células. O principal objetivo deste projeto é produzir scaffolds por impressão 4D de hidrogel inteligente que apresentem resposta a uma determinada variação de temperatura visando a obtenção de scaffolds para regeneração de tecido ósseo. Para isso, um hidrogel inteligente composto por monômeros de isopropilacrilamida é fotopolimerizado por exposição UV na presença de uma rede de alginato e celulose nanocristalina. Aliada a impressão 4D, a impressão 3D por extrusão é responsável pela distribuição e orientação adequada dos nanocristais para criação de anisotropia nos scaffolds e permite a fabricação de estruturas finas complexas. Quatro hidrogéis contendo 0; 5; 10 e 15% (m/m) de CNC são estudados. O comportamento reológico dos géis é estudado para verificar a extrudabilidade e estabilidade do gel. A fotopolimerização é verificada por espectroscopia FT-Raman e pela estabilidade dos hidrogéis em água. Os parâmetros de impressão 3D são otimizados para obter filamentos regulares. A resposta a temperatura dos scaffolds produzidos é verificada a 25 e 40 ˚C, e a lower critical solution temperature (LCST) é determinada por DSC.

Presidente - Interno ao Programa - 2347767 - MATHILDE JULIENNE GISELE CHAMPEAU
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761120 - DANILO JUSTINO CARASTAN
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GUILLERMO RAUL CASTRO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1850090 - ANNE CRISTINE CHINELLATO