ESTUDO DE COLD SPRAY POR DINÃMICA MOLECULAR
O Cold Spray (CS) é uma técnica de revestimento de superfícies comumente utilizada para o reparo de peças metálicas. Vem sendo usada com este propósito ao longo das últimas duas décadas. Mais recentemente, vem sendo usada também para manufatura aditiva de peças metálicas completas. A técnica consiste em propelir partículas de pós, geralmente metálicos, ainda na fase sólida contra um substrato usando um gás.
CS tem sido bastante estudada experimentalmente e também por meio de modelagem computacional, principalmente por elementos finitos. Recentemente, a necessidade de entender os mecanismos em nível atômico relacionando a deformação severa experimentada pela partícula durante o impacto e sua adesão ao substrato fizeram com que vários pesquisadores investissem no uso da dinâmica molecular.
Neste trabalho, propusemos um modelo em nível atomístico para investigar o papel da casca frágil envolvendo uma partícula métálica (dúctil) no processo de adesão da partícula. Este modelo é uma simplificação da camada de óxido metálico que tipicamente envolve as partículas metálicas utilizadas no Cold Spray.