PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de DEFESA: GABRIEL CLINT GONCALVES

DISCENTE : GABRIEL CLINT GONCALVES
DATA : 10/06/2021
LOCAL: modo remoto por videoconferência: meet.google.com/cju-eokf-uhp

ESTUDO DA TENACIFICAÇÃO POR TÊMPERA QUÍMICA EM VIDROS ALUMINOBOROSSILICATOS COM ÓXIDO DE LANTÂNIO

Vidros aluminoborossilicatos com óxidos de terras raras têm sido objeto de estudo para aplicações em porcelanas dentárias e em lasers de estado sólido por apresentarem elevadas propriedades mecânicas e altos índices de refração. O objetivo deste trabalho foi verificar a viabilidade de tenacificação por troca iônica (têmpera química) como uma alternativa para agregar valor e melhorar ainda mais as propriedades mecânicas deste tipo de vidro. Foram investigadas composições dos sistemas SiO2–B2O3–Al2O3–La2O3–TiO2 e SiO2–B2O3–Al2O3–La2O3–TiO2–Na2O afim de se avaliar a necessidade de inclusão de óxido de metal alcalino para o processo de troca iônica. O teor de óxido de sódio foi variado em 0, 5 e 10 %mol. Os vidros obtidos por fusão em forno elétrico foram temperados quimicamente por imersão e por deposição de pasta de KNO3 a 650 oC e 700 oC em intervalos de 30 minutos, 3 horas e 24 horas. A análise de difração de raios X (DRX) não identificou a presença de fases cristalinas em nenhuma das composições, enquanto a análise de espectroscopia por energia dispersiva (EDS) detectou segregação de fases na composição com 10% Na2O, confirmado por espectroscopia Raman. A avaliação por calorimetria diferencial exploratória (DSC) resultou em faixas de temperatura de transição vítrea (Tg) de 724 e 694 oC para as composições com 0 e 5% Na2O, respectivamente. Para 10% Na2O foram encontradas Tg1 a 653 oC e Tg2 a 718 oC. Após a têmpera, não houve variação positiva na dureza Vickers, mantendo-se igual ou menor para todas as condições analisadas. Houve crescimento de até 47% na tenacidade à fratura (KIc) nas composições com 5% e 10% Na2O, saltando de 1,35 para 1,98 MPa.m1/2 na composição com maior teor de Na2O, segundo o método de fratura por indentação (IF). A análise das superfícies por EDS detectou K+ com intensidade proporcional ao tempo de exposição nas composições com adição de Na2O, indicando a efetividade da troca iônica entre sódio e potássio e sua dependência do tempo.

Presidente - Interno ao Programa - 1671394 - HUMBERTO NAOYUKI YOSHIMURA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SONIA REGINA HOMEM DE MELLO CASTANHO - IPEN
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CATIA FREDERICCI - IPT-SP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676364 - JULIANA MARCHI