A política educacional em tempos de crise: um estudo sobre as práticas escolares dos profissionais do magistério no município de São Paulo.
O objetivo desta pesquisa é investigar os desdobramentos das proposições e atuação do Movimento Escola Sem Partido nas práticas escolares da rede pública municipal de São Paulo, em especial nas atividades dos professores, caracterizando-se como pesquisa qualitativa exploratória. A pesquisa se justifica pela crescente do movimento de censura aos professores, principalmente das redes públicas. Para isso serão aplicados questionários e entrevistas em algumas escolas municipais da cidade. Foi realizado levantamento bibliográfico e encontramos diversas caracterizações acerca do movimento, destacando-o como conservador e de reação às demandas democráticas nas últimas décadas no Brasil. Realizamos análise documental dos Projetos de Lei da Comissão Especial Escola sem Partido e sistematizamos os conteúdos mais frequentes, a saber, ideologia de gênero, neutralidade do professor e Estado, precedência da família. Buscamos compreender quais são os fundamentos teóricos e ideológicos destas proposições e encontramos a Igreja Católica, a escritora Dale O’Leary e o advogado Jorge Scala como propositores do termo ideologia de gênero em reação aos movimentos feministas e homossexuais; Nelson Lehmann, Olavo de Carvalho e Armindo Moreira como forjadores das principais ideias da neutralidade do professor, bem como da precedência da família.