PPGPPU PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgppu

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA SANTOS SARTORI

DISCENTE : BRUNA SANTOS SARTORI
DATA : 27/08/2019
LOCAL: Sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

A política educacional em tempos de crise: um estudo sobre as práticas escolares dos profissionais do magistério no município de São Paulo.

O objetivo desta pesquisa é investigar os desdobramentos das proposições e atuação do Movimento Escola Sem Partido nas práticas escolares da rede pública municipal de São Paulo, em especial nas atividades dos professores, caracterizando-se como pesquisa qualitativa exploratória. A pesquisa se justifica pela crescente do movimento de censura aos professores, principalmente das redes públicas. Para isso serão aplicados questionários e entrevistas em algumas escolas municipais da cidade. Foi realizado levantamento bibliográfico e encontramos diversas caracterizações acerca do movimento, destacando-o como conservador e de reação às demandas democráticas nas últimas décadas no Brasil. Realizamos análise documental dos Projetos de Lei da Comissão Especial Escola sem Partido e sistematizamos os conteúdos mais frequentes, a saber, ideologia de gênero, neutralidade do professor e Estado, precedência da família. Buscamos compreender quais são os fundamentos teóricos e ideológicos destas proposições e encontramos a Igreja Católica, a escritora Dale O’Leary e o advogado Jorge Scala como propositores do termo ideologia de gênero em reação aos movimentos feministas e homossexuais; Nelson Lehmann, Olavo de Carvalho e Armindo Moreira como forjadores das principais ideias da neutralidade do professor, bem como da precedência da família.

Presidente - Interno ao Programa - 2187287 - SALOMAO BARROS XIMENES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1493200 - CAROLINA GABAS STUCHI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2222046 - ALESSANDRA TEIXEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1533353 - REGIMEIRE OLIVEIRA MACIEL