PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA AUXILIADORA BRENES ARGUELLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARINA AUXILIADORA BRENES ARGUELLO
DATA : 30/03/2020
LOCAL: sala 306, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Efeitos da forma e tamanho dos lipopeptídeos anfifílicos auto-montados na viabilidade celular: Síntese e caracterização de lipopeptídeos

Preparamos quatro lipopeptídeos PRWG-(C18), PRWG-(C18)2, PK(GCP)WG-C18 e PK(GCP)WG-(C18)2 denominados LPKBA1, LPKBA2, LPKBA3, LPKBA4, respectivamente. Os lipopeptídeos PRWG-C18 (LPKBA1) e PRWG-(C18)2 (LPKBA2) possuem em sua estrutura os aminoácidos L-prolina (P), L-arginina (R), L-triptofano (W) e L-glicina (G). Os lipopeptídeos PK (GCP) WG-C18 (LPKBA3) e PK(GCP)WG-(C18)2 (LPKBA4) têm em sua sequência peptídica os aminoácidos L-prolina (P), L-lisina (K), L-triptofano (W) e L-glicina (G), nesses lipopeptídeos, o aminoácido lisina foi funcionalizado com o aminoácido sintético guanidiniumcarbonilpirrol (GCP). A inclusão do GCP na sequência peptídica deve-se principalmente à sua alta capacidade de protonação, capacidade de translocação, transporte e alta capacidade de ligação de grupos fosfato em moléculas como o DNA. O aminoácido glicina foi acoplado em cada sequência peptídica para conferir mobilidade às cadeias lineares (C18) e duplas alifáticas (C18)2 de 18 átomos de carbono e principalmente por ter uma porcentagem de esterificação de 82%. A preparação desses lipopeptídeos consistiu em três etapas, a síntese dos tripeptídeos PRWG e PK(GCP)WG em fase sólida através de uma série de reações de acoplamento utilizando a estratégia Fmoc-estratégia, o acoplamento entre os dois tripeptídeos (PRW e PK(GCP)W) com todas as cadeias alifáticas lineares e duplas e, finalmente, a remoção dos grupos protetores em condições levemente ácidas. O acoplamento desses peptídeos com moléculas como lipídios e polímeros fornece certas vantagens como potenciais portadores de drogas na liberação seletiva de bioativos, como alta eficiência de encapsulamento, alta biodisponibilidade e baixa toxicidade. Estudos de espectrofotometria de fluorescência foram realizados para determinar a concentração crítica de agregação (CAC), para avaliar os processos de auto-organização, com base na intensidade relativa da emissão de triptofano a 350 nm.A citotoxicidade deste composto foi avaliada em células HEK293 e HeLa usando o ensaio MTT [b- (4,5-dimetiltiazol-2-il) -2,5-difeniltetrazólio brometo], cujos valores de IC50 demonstram que para LPKBA1 e LPKBA1 estava abaixo do CAC e para LPKBA3 e LPKBA4 estavam acima de seus valores estimados de CAC. Estudos de microscopia de fluorescência foram realizados para determinar o comportamento do material e seus efeitos sobre o potencial da membrana mitocondrial, observando uma mudança na aparência do núcleo entre o controle, a concentração mínima e a concentração mais alta, de acordo com os estudos de viabilidade celular. Este estudo mostra que a mudança na sequência peptídica influencia a forma, tamanho e auto-organização do material, o que, por sua vez, determina a viabilidade desses materiais. De acordo com os diferentes resultados apresentados, é demonstrado que os materiais LPKBA1 e LPKBA1 podem ser utilizados em suas formas moleculares e testados para outros tipos de linhagens celulares, no entanto, os lipopeptídeos LPKBA3 e LPKBA4 são materiais promissores, pois podem ser utilizados como transportadores de medicamentos. em sua forma molecular como auto-organizada.

Presidente - Interno ao Programa - 1676364 - JULIANA MARCHI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544379 - ANDERSON ORZARI RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1675708 - DANIELE RIBEIRO DE ARAUJO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1672728 - ANA CAROLINA SANTOS DE SOUZA GALVAO