PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS MENDES DE OLIVEIRA

DISCENTE : MATHEUS MENDES DE OLIVEIRA
DATA : 13/03/2020
LOCAL: sala 406, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Influência do processamento nas propriedades elétricas e mecânicas de nanocompósitos de epóxi contendo nanopartículas de carbono

Avanços nas propriedades mecânicas de compósitos ao longo das últimas décadas permitiram que a indústria aeroespacial substituísse o alumínio das fuselagens por polímeros reforçados com fibras. Porém, o caráter isolante desses materiais faz com que a estrutura do avião fique vulnerável a graves danos caso seja atingida por raios, incluindo delaminação e fragilização. A solução atual tem sido o uso de malhas metálicas instaladas ao redor da fuselagem, mas elas tornam a estrutura mais pesada, minando a principal vantagem dos compósitos. Portanto, a indústria se beneficiaria com material leve, condutor e sem emendas. Nanoplaquetas de grafeno (NPG) e nanotubos de carbono (NTC) têm sido usados para melhorar propriedades mecânicas e elétricas em nanocompósitos de matriz epóxi. NPGs são pequenas partículas de grafeno multi-camada que herdam parte das excelentes propriedades mecânicas e elétricas de seu parente mono-camada, mas a um custo de produção muito menor. NTCs são muito conhecidos pela alta condutividade e baixo limite de percolação, assim como alto módulo elástico. Há fortes evidências na literatura de que efeitos sinérgicos ocorrem ao se incorporar ambas as nanopartículas em epóxi, mas ainda não há consenso sobre muitos fatores importantes para a fabricação destes nanocompóstos híbridos, especialmente aqueles que dizem respeito ao processamento e à razão mássica ideal dos dois reforços. O objetivo deste trabalho é usar medidas reológicas para investigar como os parâmetros de sonicação afetam a dispersão deste sistema, e então avaliar seu impacto nas propriedades elétricas e mecânicas. Resultados mostram que o tempo e amplitude de sonicação têm grande impacto nestas propriedades, confirmando que o controle cuidadoso destes parâmetros é essencial para se otimizar a fabricação de nanocompósitos híbridos avançados.

Presidente - Interno ao Programa - 1961116 - DEMETRIO JACKSON DOS SANTOS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2604128 - ALEXANDRE JOSE DE CASTRO LANFREDI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GUILHERMINO JOSÉ MACÊDO FECHINE - UPM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763443 - MARCIA APARECIDA DA SILVA SPINACE