PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO HENRIQUE THIAYAMITI SANTOS

DISCENTE : PEDRO HENRIQUE THIAYAMITI SANTOS
DATA : 12/03/2020
LOCAL: sala 304, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Modelagem computacional de interfaces água/metal

O comportamento da água nas superfícies metálicas é importante tanto do ponto de vista teórico quanto prático. O primeiro, porque o entendimento dos detalhes microscópicos dos processos eletroquímicos associados é necessário para melhorar esse campo de pesquisa. O segundo devido ao fato de ter um papel fundamental em muitas aplicações na eletroquímica, por exemplo, em dispositivos de conversão e armazenamento de energia, em corrosão e em catálise heterogênea. No entanto, as caracterizações experimentais da interface metal / água até o momento são complexas e limitadas, levando a muitos aspectos nebulosos. Nesse sentido, simulações atomísticas podem complementar o quadro nanoscópico desse sistema, validando e prevendo dados empíricos e também auxiliando na sua interpretação. A abordagem ideal seria realizar uma simulação de dinâmica molecular totalmente ab initio para descrever com precisão as propriedades estruturais e dinâmicas da interface. No entanto, isso é computacionalmente muito caro. Portanto, os protótipos geralmente têm modelos restritos em termos de tamanho e tempo. Uma alternativa para contornar esse obstáculo é realizar um protocolo computacional híbrido do tipo QM / MM. Nesta estrutura, uma abordagem em multi escala para as interações entre água e metal pode ser implementada, com métodos de mecânica quântica fornecendo a reatividade da superfície em simulações em larga escala. Por meio desse método, a interface de ouro e água, influenciada pelos efeitos de polarização do metal devido à presença de água, foi analisada com o objetivo de desenvolver um campo de força polarizável para descrever de forma acurada essa interface.

Presidente - Interno ao Programa - 1544408 - GUSTAVO MARTINI DALPIAN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1957564 - CEDRIC ROCHA LEAO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544403 - MAURICIO DOMINGUES COUTINHO NETO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1760410 - JEVERSON TEODORO ARANTES JUNIOR