PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO RUBEN DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO RUBEN DO NASCIMENTO
DATA : 05/03/2020
LOCAL: sala 305, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Influência das nanopartículas de hidróxido de níquel na auto-organização estrutural de micropartículas de fibroína

A fibroína da seda é uma proteína que apresenta fácil processamento e excelente biocompatibilidade. Suas propriedades estão diretamente relacionadas com suas estruturas hierárquicas, especialmente a formação de cristalitos de folha-β. Estudos demonstraram que essas propriedades podem ser moduladas de acordo com a manipulação destas estruturas pela introdução de materiais externos atuando como agentes nucleantes dos cristais de folha-β. O hidróxido níquel-cobalto é um material bastante conhecido pelas suas propriedades eletrocatalíticas, mas recentemente novas rotas de síntese de nanoestruturas desse material têm sido desenvolvidas, potencializando suas aplicações. Desta maneira, o presente trabalho visa estudar a influência que a introdução de nanopartículas de hidróxido de níquel-cobalto pode ter na formação das estruturas hierárquicas da fibroína, assim como a capacidade de estabilização das nanopartículas de hidróxido de níquel-cobalto e por fim explorar a sinergia entre estes materiais no campo da eletroquímica. Os resultados demonstraram um aumento na porcentagem de cristalinidade da fibroína com a introdução das nanopartículas de hidróxido de níquel-cobalto, saindo de 36% para a fibroína pura e chegando à 50% com a introdução de 20% em massa de hidróxido de níquel cobalto, corroborando, portanto, o efeito nucleante das nanopartículas. Além disso, as imagens obtidas de microscopia eletrônica de transmissão apresentaram nanopartículas com tamanho médio de 6 nm para as amostras com fibroína, enquanto as amostras de hidróxido de níquel-cobalto puro apresentaram estruturas com tamanho médio de 80 nm, sugerindo que a fibroína foi capaz de estabilizar as nanopartículas. Ambos os efeitos pareceram estar relacionados com a melhoria observada nas propriedades eletroquímicas do compósito, que foram superiores as propriedades do hidróxido de níquel puro. Por fim, os resultados da eletrogeração de peróxido de hidrogênio utilizando fibroína e hidróxido de níquel se mostrou promissor, com alta produção e baixo consumo energético quando comparados com o material padrão e com resultados da literatura.

Presidente - Interno ao Programa - 1545738 - MARCIA TSUYAMA ESCOTE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1669182 - JOSE FERNANDO QUEIRUGA REY
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2604128 - ALEXANDRE JOSE DE CASTRO LANFREDI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544381 - MAURO COELHO DOS SANTOS