PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENNAN FELIX DA SILVA BARBOSA

DISCENTE : RENNAN FELIX DA SILVA BARBOSA
DATA : 11/03/2020
LOCAL: sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Desenvolvimento de filmes poliméricos biodegradáveis ativos contendo cápsulas de óleo essencial e nanoestruturas de celulose

Tendo em vista a crescente necessidade da indústria de embalagens alimentícias possuírem produtos com propriedades antimicrobianas para aumentar a segurança e qualidade alimentar o presente trabalho tem como objetivo a produção de filmes poliméricos biodegradáveis flexíveis, com incorporação de nanoestruturas de celulose, e com propriedades antimicrobianas, por meio do encapsulamento e liberação controlada de princípios ativos presentes em óleos essenciais. As nanoestruturas de celulose (NECs) foram obtidas a partir de resíduos de eucalpito, após tratamento alcalino para remoção de componentes não-celulósicos, e posterior moagem mecânica. O encapsulamento foi realizado utilizando o surfactante polisorbato 80 para produção de uma emulsão estável, e posterior deposição de solução polimérica com precipitação de cápsulas poliméricas. Foram utilizados os óleos essenciais de Ho Wood e Canela Cassia, contendo como principais componentes o linalol e cinamaldeído, respectivamente. Os filmes poliméricos foram então produzidos com a incorporação das nanoestruturas de celulose e das cápsulas desenvolvidas por meio de casting, com dispersão em ultrassom de ponteira. As NECs foram avaliadas com relação às propriedades estruturais (FTIR, DRX), dimensionais (DLS e SLS), térmica (TGA), estabilidade (Potencial Zeta), composicional (TAPPI) e morfológica (MEV). As cápsulas foram avaliadas com relação às propriedades dimensionais (DLS, SLS), morfológicas (MEV), eficiência de encapsulamento, perfil de liberação e atividade antimicrobiana. Os filmes desenvolvidos foram avaliados quanto às propriedades mecânicas (ensaio de tração), térmicas (TGA), e ângulo de contato. Os resultados demonstraram que o tratamento realizado foi eficaz na remoção de lignina e hemicelulose das fibras de eucalipto. Os resultados indicam boa remoção dos componentes não celulósicos e obtenção de estruturas nanométricas (~98nm). As cápsulas obtidas apresentaram geometria esférica com tamanhos da ordem de 100 a 250 nm, porém com tendência a aglomeração em estruturas maiores. Foi observada uma elevada eficiência de encapsulamento, de cerca de 74%, com perfil de liberação que obedece ao modelo de Korsmeyer-Peppas. As cápsulas produzidas apresentaram atividade antimicrobiana, com destaque para as cápsulas contendo óleo de canela, que apresentou menores concentrações inibitórias. Os filmes desenvolvidos apresentaram ganho mecânico com a incorporação de NECs. Os resultados indicam o potencial do sistema desenvolvido para produção de filmes biodegradáveis ativos.

Presidente - Interno ao Programa - 1761120 - DANILO JUSTINO CARASTAN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 052.991.506-52 - JULIANA DA SILVA BERNARDES - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEDA COLTRO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1734908 - FABIO FURLAN FERREIRA