PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: SUELI APARECIDA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUELI APARECIDA DE OLIVEIRA
DATA : 10/03/2020
LOCAL: Sala 301 - 3o andar - Bloco B - Santo André

Desenvolvimento e caracterização de membranas ambientalmente amigáveis, funcionalizadas com nanoestruturas de TiO2 e Moringa oleifera, para remoção e inativação de Escherichia coli

A utilização de membranas filtrantes bioativas para filtração de água apresenta-se como uma área de pesquisa promissora na remoção de uma extensa gama de poluentes de origem sedimentar e biológica, despejo de substâncias por esgotos doméstico e industrial (matéria orgânica biodegradável, bactérias, vírus, larvas e parasitas, compostos orgânicos sintéticos (como os contaminantes emergentes), metais pesados e microplásticos. A utilização de biopolímeros compostáveis, bem como a incorporação de nanoestruturas para funcionalização das membranas pode trazer benefícios à sustentabilidade e particularmente à saúde pública. O objetivo deste trabalho constitui-se no desenvolvimento de membranas filtrantes para tratamento de águas, compostas de poli(butileno adipato-co-tereftalato) (PBAT), funcionalizadas com nanopartículas de TiO2 ou compostos bioativos de Moringa oleifera, para aplicação em sistemas de microfiltração para remoção e/ou inativação de Escherichia coli. Para a preparação das membranas foram avaliados diferentes porógenos (cloreto de sódio, acetato de sódio, Tween 80® e glucose) e, após a escolha daquele que melhor atendia à aplicação pretendida, as membranas foram funcionalizadas utilizando dióxido de titânio (TiO2) e compostos bioativos extraídos das sementes de Moringa oleifera. As membranas foram manufaturadas pelos métodos de extensão por fio e airbrushing. Estas foram caracterizadas/avaliadas por aspecto visual, microscopia eletrônica de varredura (MEV), microtomografia computadorizada (Micro CT), espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), análise termogravimétrica (TGA), propriedades mecânicas (deformação (ε), tensão na ruptura (σr) e módulo de rigidez (E)) e resistência química. A preparação das membranas foi avaliada por Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (AICV), em uma abordagem "cradle-to-gate" a qual, complementarmente às demais avaliações, apontou para o porógeno cloreto de sódio, na concentração de 6%, como a alternativa mais adequada para a aplicação pretendida. A técnica de aerografia se mostrou promissora nos ensaios mecânicos, por conta da estrutura laminar das membranas, considerando as concentrações de porógenos e funcionalizantes que propiciaram melhores condições para formação de poros em quantidade e tamanho capazes de reter o microrganismo modelo E. coli. Além disto, serão conduzidas as avaliações da vazão de água pura permeada (Pure Water Permeate rate - PWP) e da remoção de Escherichia coli (água sintetizada) foram realizadas.

Presidente - Interno ao Programa - 2604128 - ALEXANDRE JOSE DE CASTRO LANFREDI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544341 - WENDEL ANDRADE ALVES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 052.991.506-52 - JULIANA DA SILVA BERNARDES - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2357551 - CAMILA CLEMENTINA ARANTES