PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURICIO MARUO KATO

DISCENTE : MAURICIO MARUO KATO
DATA : 16/03/2020
LOCAL: Sala 301 - 3o andar - Bloco B - Santo André

SEPARAÇÃO SELETIVA DE DIÓXIDO DE TITÂNIO DE RESÍDUO DE INDÚSTRIAS DE TINTAS

Dentre as maiores indústrias geradoras de resíduos, as indústrias químicas fabricantes de tintas têm um papel de destaque, pois embora seus valores financeiros não sejam os maiores, seus grandes volumes são responsáveis por uma elevada geração de resíduos perigosos complexos contendo diversas matérias primas como TiO2, CaCO3, SiO2, tensoativos, dispersantes e polímeros. O TiO2 contido nesses resíduos provenientes da fabricação de tintas base água, tem alto valor financeiro e ambiental devido aos processos de obtenção e transporte envolvidos. O objetivo deste projeto foi desenvolver um processo para separação seletiva do pigmento de TiO2 de efluentes da indústria de tintas. A metodologia foi separada em quatro fases, sendo que a primeira fase constituiu-se da criação de um perfil estatístico da composição e propriedades físico-químicas do efluente industrial por meio de análises de pH e condutividade, determinação de teor de sólidos e fluorescência de raios-x por energia dispersiva (FRX) para qualificação e quantificação da fração inorgânica (TiO2, CaCO3 e demais componentes), análise termogravimétrica (TGA) para determinação de frações orgânicas e ressonância magnética nuclear (RMN) para identificação dessas estruturas (polímeros e tensoativos provenientes de tintas). A segunda fase foi baseada no uso de metodologia de superfície de resposta para avaliação dos fatores atuantes na seletividade do processo de floculação, e em ensaios de flotação utilizando tensoativos catiônicos e aniônicos a fim de entender as diferenças causadas pela mudança de interação tensoativos-partículas no sistema. A análises estatística dos fatores no processo de floculação mostrou, que em condições otimizadas, é possível a floculação de 98,1% do TiO2 enquanto os outros sólidos têm em média floculação de 71,5%, indicando seletividade para a floculação do TiO2. Já os ensaios de flotação foram avaliados via microscopia eletrônica de varredura com fluorescência de raios-x por energia dispersiva (MED-EDS), mostrando que o processo de flotação sem adição de tensoativos apresenta a maior seletividade, mostrando que no processo de flotação, a estrutura morfológica e tamanho das partículas se demonstram fatores importantes. A terceira fase se baseará na otimização do método de separação, após a avaliação dos resultados quanto aos níveis de seletividade e recuperação e a fase final será a avaliação da eficiência de um único método de separação de dióxido de titânio em efluente da indústria de tinta.

Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671688 - ANDRE SARTO POLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1814655 - LUCIA HELENA GOMES COELHO
Presidente - Externo ao Programa - 1760410 - JEVERSON TEODORO ARANTES JUNIOR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544341 - WENDEL ANDRADE ALVES