PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENAN FERREIRA MENEGASSI DE SOUZA

DISCENTE : RENAN FERREIRA MENEGASSI DE SOUZA
DATA : 14/08/2019
LOCAL: na sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

BIOCOMPÓSITOS DE AMIDO TERMOPLÁSTICO USANDO FIBRA DE VISCOSE E DIÓXIDO DE TITÂNIO COMO FASE DISPERSA.

O amido termoplástico (TPS) é um polímero biodegradável que vem sendo estudado para utilização em embalagens alimentícias. A fibra de viscose (FV) é muito utilizada no setor de têxteis e durante o processo de fiação parte das FV são descartadas por apresentarem dimensões inferiores que as necessárias para a fiação de têxteis. A nanopartícula de dióxido de titânio (TiO2) é um semicondutor que apresenta atividade antimicrobiana, simultaneamente. O uso do TiO2, somado às propriedades da FV podem aumentar a potencial aplicação dos biocompósitos poliméricos. Neste trabalho foi avaliada a influência do TiO2 nas propriedades antimicrobianas dos biocompósitos de TPS/FV visando aplicação em embalagens alimentícias. Os materiais de partida e os filmes finos de biocompósitos foram caracterizados por meio de ensaios de difração de raios-X, espectroscopia na região do infravermelho, microscopia óptica, microscopia de varredura, microscopia de força atômica, análise termogravimétrica, teor e absorção de umidade.

Presidente - Interno ao Programa - 1961116 - DEMETRIO JACKSON DOS SANTOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1730526 - SUEL ERIC VIDOTTI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2352281 - LIGIA PASSOS MAIA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671275 - DERVAL DOS SANTOS ROSA