PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO HENRIQUE DOS SANTOS

DISCENTE : BRUNO HENRIQUE DOS SANTOS
DATA : 08/08/2019
LOCAL: na sala 304, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Caracterização de compósitos de amido termoplástico reforçados com fibras de bagaço de cana-de-açúcar

O Brasil é um país que produz muito resíduo lignocelulósico, e de diferentes tipos. Diante disso, muitas pesquisas para definir um destino ambientalmente aceitável vêm sendo feitas, e um dos destinos para esses resíduos é substituindo fibras sintéticas como fase dispersa em compósitos poliméricos, formando assim um material biodegradável. Nesse projeto, foram utilizados resíduos provenientes do bagaço de cana, com fibras antes e após tratamento alcalino e em diferentes tamanhos como fase dispersa de um compósito com amido termoplástico com a finalidade de investigar a influência do tamanho da fibra e do tratamento químico nas propriedades do mesmo. Os compósitos foram produzidos por extrusão e os filmes formados por moldagem. Para caracterização dos compósitos obtidos e dos materiais de partida foram realizadas análises químicas, mecânicas, térmicas e morfológicas.
A caracterização das fibras em diferentes faixas de tamanho mostrou que o tamanho não interfere na composição química e nas propriedades térmicas da mesma. Porém, o índice de cristalinidade e a razão de aspecto foram alterados, com as fibras com maior tamanho apresentando valores maiores. A absorção e o teor de umidade também sofreram alterações, com as fibras menores apresentando os maiores valores.
A caracterização das condições de tratamento indicou que o tempo não influenciou de maneira significativa no resultado, com exceção do DRX que mostrou uma tendência no aumento no índice de cristalinidade da fibra com até 1h de tratamento. A determinação da composição química da fibra de partida e da fibra após 1h de tratamento mostrou a eficiência do tratamento com uma redução significativa no teor de hemicelulose e lignina da fibra.
Os compósitos com diferentes tamanhos apresentaram propriedades mecânicas semelhantes ao do TPS. A microscopia óptica mostrou que as fibras não estavam bem dispersas pela matriz, prejudicando no desempenho do material e sendo necessária a utilização de novas condições de prensagem dos filmes com o objetivo de obter maior homogeneidade na dispersão das fibras.

Presidente - Interno ao Programa - 1761120 - DANILO JUSTINO CARASTAN
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2347767 - MATHILDE JULIENNE GISELE CHAMPEAU FERREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2352281 - LIGIA PASSOS MAIA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1961116 - DEMETRIO JACKSON DOS SANTOS