PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PEDRO COSTA RHEINHEIMER

DISCENTE : JOÃO PEDRO COSTA RHEINHEIMER
DATA : 07/03/2024
LOCAL: Sala 303 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Efeitos quânticos nucleares para moléculas de água adsorvidas em superfícies metálicas

A interface água-metal está presente em diversos sistemas relacionados à catálise, eletroquímica e produção de hidrogênio verde. Nestes processos, a reação de dissociação da água possui um papel importante, tornando fundamental uma descrição atomística para a melhor compreensão dos fenômenos. Entretanto, realizar tal descrição não é uma tarefa simples devido à natureza quântica do sistema, tanto da parte eletrônica quanto da nuclear, esta última devido à pequena massa dos átomos de hidrogênio. Do ponto de vista de simulação computacional, existem diversos métodos que podem ser utilizados para descrever um sistema como este, cada um com um grau de acurácia diferente e levando em conta diferentes aspectos do sistema, como por exemplo os efeitos quânticos nucleares. Desta forma, neste trabalho analisamos a interação e a reação de dissociação de um monômero de água adsorvido em uma superfície de Ouro (111), utilizando diferentes técnicas de simulação computacional atomística. Caracterizamos o sistema via Teoria do Funcional da Densidade (DFT) e a barreira de dissociação foi obtida via o método de Nudge Elastic Band (NEB). Além disso, o método chamado Transition Tube Sampling (TTS) foi implementado e utilizado para realizar a amostragem de configurações utilizadas para treinar um campo de força gerado por redes neurais (NNP).

Presidente - Interno ao Programa - 1309493 - PEDRO ALVES DA SILVA AUTRETO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544403 - MAURICIO DOMINGUES COUTINHO NETO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JAMES MORAES DE ALMEIDA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1957564 - CEDRIC ROCHA LEAO