PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUILHERME ELIAS SALTARELLI GARCIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUILHERME ELIAS SALTARELLI GARCIA
DATA : 05/12/2023
LOCAL: BANCA VIRTUAL - CAMPUS SANTO ANDRÉ

ENDURECEDORES DE RESINAS EPÓXI BASEADOS EM FRAÇÕES DE LIGNINA KRAFT AMINADAS: INFLUÊNCIA DA MASSA MOLAR NAS PROPRIEDADES TERMOMECÂNICAS E ADESÃO PRÁTICA

O uso de ligninas aminadas como endurecedores de resinas epóxi tem ganhado força recentemente, embora a elevada heterogeneidade química e polidispersidade continuem a dificultar o desenvolvimento de termofixos baseados em ligninas técnicas (LT). Um maior controle da estrutura química e das MM das LT pode ser alcançado com processos de fracionamento. Frações de LT com estruturas mais homogêneas e distribuições de massa molar (MM) mais estreitas são desejadas para aplicações que envolvam endurecedores epóxi, embora na literatura a maior parte dos trabalhos empregue LT não fracionada para esta aplicação. Buscando contribuir para este cenário, o presente trabalho almejou avaliar a influência da MM e da estrutura química de frações de lignina Kraft aminadas (FLKA) nas propriedades termomecânicas de uma resina epóxi DGEBA, sendo as FLKA empregadas como endurecedores. Lignina Kraft (LK) de grau técnico foi fracionada por um protocolo de fracionamento sequencial com solventes orgânicos (FSSO). A técnica de cromatografia de permeação em gel acoplada ao espalhamento de luz laser de múltiplos ângulos (GPC-MALS) foi usada para avaliar as MMs da LK e de suas frações (FLK), as quais também tiveram suas estruturas químicas avaliadas por meio das espectroscopias de ressonância magnética nuclear de fósforo (31P NMR) e 2D (HSQC). A fração de menor MM (F2), a fração de maior MM (F3) e a LK foram modificadas por meio da reação de Mannich (RM) com o uso de duas diaminas alifáticas: etan-1,2-diamina (EDA) e butan-1,4-diamina (BDA). A aminação das FLK foi confirmada por espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X (XPS) e por HSQC. A influência da MM das diaminas utilizadas na aminação das frações sobre as propriedades termomecânicas da resina também foi avaliada de forma secundária. Os resultados de XPS e HSQC sugerem que as FLKA baseadas em F2 são mais reativas com a EDA, enquanto as FLKA baseadas em F3 se mostraram mais reativas com a BDA. Este padrão pode decorrer do fato de que F2 e F3 apresentam, respectivamente, o menor e o maior número de hidroxilas alifáticas, como verificado por NMR 31P. A diamina de maior cadeia tem maior propensão a interagir com a fração que apresenta maior MM e maior número de hidroxilas alifáticas. Por fim, foi verificado o aumento da estabilidade térmica e das temperaturas de transição vítrea (Tg) com o aumento das MMs das FLK.

Presidente - Interno ao Programa - 1763443 - MARCIA APARECIDA DA SILVA SPINACE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676364 - JULIANA MARCHI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DIEGO LOMONACO VASCONCELOS DE OLIVEIRA - UFC
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LARA TAVARES DOS SANTOS