PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA NAOMI YAMAUTI COSTA

DISCENTE : JULIANA NAOMI YAMAUTI COSTA
DATA : 14/12/2023
LOCAL: Remoto

Chips eletroquímicos verticais em malha ultradensos para diagnósticos multiplexados a partir de uma única resposta

O problema central que motiva este projeto é o diagnóstico rápido, acessível e acurado de doenças, em laboratório ou no ponto de necessidade. Nesse contexto, plataformas com elevada capacidade de testagem emergem como ferramentas essenciais para acelerar o diagnóstico e aprimorar a precisão clínica, permitindo a avaliação simultânea e sequencial de biomarcadores distintos. Os biossensores eletroquímicos do tipo label-free (BELF) oferecem um alto desempenho analítico combinado com rapidez, simplicidade, portabilidade e baixo custo, mas ainda não conseguiram atingir plenamente o mercado além do uso comum de glicosímetros. Como resposta a essa lacuna, apresentamos uma nova configuração de dispositivo eletroquímico que (i) realiza a detecção seriada de um alto número de sensores, (ii) combina uma alta reprodutibilidade com simplicidade de uso e custo reduzido e (iii) introduz algo inédito em eletroquímica: o monitoramento simultâneo e independente de reações redox distintas a partir de um único scan de voltametria de onda quadrada (square wave voltammetry, SWV) e, assim, utilizando um único eletrodo de trabalho (working electrode, WE). Abreviada de SERM (single-response multiplexed), essa estratégia promete impulsionar avanços em sistemas multiplexados ao possibilitar o uso de BELFs para a detecção simultânea de múltiplos analitos a partir de potenciostatos portáteis de um único canal. Obtidos por técnicas de microfabricação, os sensores contêm apenas 2 eletrodos que consistem em filmes finos de Au verticais separados por um dielétrico (SU-8) e dispostos em malha. Essa configuração contribui para a capacidade de integração dos sensores (muitos sensores por área), gerando uma redução significativa no custo final dos chips. Considerando uma infraestrutura industrial e 48 sensores por wafer, o custo unitário foi estimado em R$3,55. Neste estudo, como prova de conceito, avaliamos o desempenho do dispositivo como biossensor, modificando os WEs com peptídeos (elemento de reconhecimento) para a detecção de anticorpos IgG da COVID-19 em amostras reais de pacientes. Através desta abordagem inovadora, conseguimos duplicar a capacidade de processamento, alcançando ao mesmo tempo 100% de precisão em amostras de soro. Como parte da visão prospectiva deste projeto, enxergamos que a plataforma tem o potencial de ser aplicada de maneira abrangente em estratégias com alta capacidade de processamento, uma vez que apresenta uma estrutura modular que pode ser ajustada para diferentes dispositivos e formatos de biossensores.

Presidente - Interno ao Programa - 1544341 - WENDEL ANDRADE ALVES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - BRUNO CAMPOS JANEGITZ - UFSCAR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LAÍS CANNIATTI BRAZACA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 050.966.059-22 - MURILO SANTHIAGO - CNPEM