PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUAN DE MORAES PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUAN DE MORAES PEREIRA
DATA : 27/10/2023
LOCAL: Sala 302 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

SIMULAÇÕES ATOMÍSTICAS APLICADAS AO ESTUDO DA MANUFATURA ADITIVA POR COLD SPRAY

O cold Spray é uma técnica de criação de recobrimentos e manufatura aditiva, com a propulsão e adesão de partículas contra um substrato. Os mecanismos que resultam nessa adesão ainda não são plenamente compreendidos e devido dificuldades experimentais de tempo e velocidades sua investigação é foco principalmente em simulações. Neste trabalho, utilizamos a Dinâmica Molecular para obter uma visão atomística do processo de adesão das partículas. Divergindo dos sistemas tridimensionais encontrados na literatura, foi desenvolvido e validado um sistema quase-2D. Esse sistema permitiu simular partículas de aproximadamente 0,2 micrômetros, próximas à escala experimental. A variação dos tamanhos das partículas revelou a necessidade de modelos maiores do que os existentes na literatura até então. Além disso, foi investigado o papel da amorfização do material no início do jetting. O estudo das ondas de choque no sistema de 0,2 μm revelou que a onda de choque não é responsável pela formação do jetting, mas atuante no processo de deformação levando a processos que levam a formação do jetting. A temperatura mostrou-se um fator essencial no processo de jetting, levando à instabilidade e amorfização do material, fundamentais para o jetting ocorrer. Essa temperatura é resultante das deformações, interações de discordâncias e bandas de cisalhamento. Esses conjuntos de fatores permitiram a elucidação de diversos aspectos no processo de adesão e formação do jetting, tornando-se fontes de discussões na literatura, além desse sistema demais investigações vem sendo preparadas com base num modelo quase-2D.

Presidente - Interno ao Programa - 1671298 - RENATO ALTOBELLI ANTUNES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2073298 - ERIK GUSTAVO DEL CONTE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1309493 - PEDRO ALVES DA SILVA AUTRETO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1765425 - MARCIO GUSTAVO DI VERNIERI CUPPARI