PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de DEFESA: LUCAS BANDEIRA

DISCENTE : LUCAS BANDEIRA
DATA : 13/09/2023
LOCAL: Sala 302A do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Usando Processamento de Linguagem Natural para Extrair Dados sobre Reação de Redução de CO2 a partir da Literatura Científica

Nos últimos 70 anos, as emissões de CO2 na atmosfera terrestre aumentaram drasticamente, elevando a temperatura do planeta em 1ºC. Modelos climáticos projetam que essa elevação pode ainda atigir 2,1 à 2,5ºC até 2100. Uma alternativa para mitigar esse problema a conversão de dióxido de carbono em compostos que possam ser utilizados como matéria-prima química e combustíveis, criando um ciclo fechado de CO2 . No entanto, esse processo deve ser mediado por um catalisador que seja estável, seletivo, ativo e facilmente acessível para ser economicamente viável. É compreensível e desejável, portanto, que o tema reação de redução de CO2  (CO2 RR, do inglês (CO2  reduction reaction) venha sendo abordado por diversos grupos de pesquisa, com mais de 16.000 artigos  já publicados. No entanto, toda essa literatura dificulta uma revisão manual e abrangente de estruturas e métodos utilizados. Baseado nisso, utilizamos processamento de linguagem natural (NLP, do inglês natural language processing) para analisar os dados já publicados sobre esse tema na literatura científica. Criamos um código próprio para processar e separar as frases de acordo com as seções de onde foram extraídas. Com essas amostras, criamos um modelo para classificar novas frases ou frases não identificadas em "resumo", "introdução", "metodologia", "resultados e discussão" e "conclusões". Em seguida, usamos o texto limpo para gerar modelos de \textit{word embeddings} e avaliamos sua qualidade com base em sua capacidade de agrupar termos comuns na literatura CO2RR. Finalmente, utiizaou-se expressões regulares para extrair informações dos documentos no nosso corpus. As analises realizadas revelaram a emegência de materiais como perovskitas de césio-chumbo-bromo e oxihaletos de bismuto, que recentemente vêm sendo empregados para CO2 RR, e identificou catalisadores a base de bismuto como os mateis seletivos para a produção de HCOOH-. Ademais, também foram coletadas informações sobre elementos em catalisadores para CO2 RR, relação entre eles e a distribuição de produtos, além dos principais elétrolitos empregados na redução eletroquímica de CO2  (CO2 ER), do inglês (CO2  electrochemical reduction). Nossas análises e descobertas podem servir como base para futuras investigações na área de reação de redução de CO2 , oferecendo insights para os materiais e condições mais promissores a serem utilizados em pesquisas futuras, além de ilustrar o poder de métodos de processamento de linguage natural na área de ciências de materiais e química.

Presidente - Interno ao Programa - 905.789.370-34 - GUSTAVO MARTINI DALPIAN - UFSM
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2218228 - LUANA SUCUPIRA PEDROZA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1673092 - RONALDO CRISTIANO PRATI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249395 - THIAGO BRANQUINHO DE QUEIROZ