PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUEL PATRICIO DA SILVA BISNETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MANUEL PATRICIO DA SILVA BISNETO
DATA : 30/08/2023
LOCAL: Sala 406 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

INFLUÊNCIA DA ENERGIA SUPERFICIAL NA ADESÃO PRÁTICA DE JUNÇÕES ADESIVAS DE POLIPROPILENO

O polipropileno (PP) é conhecido por suas propriedades mecânicas, alta cristalinidade, estabilidade química entre outras características, mas também por sua natureza inerte e consequente baixa capacidade de adesão. Este trabalho busca melhorar a adesão do PP através da adição do polímero natural lignina. Para isso, foram adicionados separadamente, em uma extrusora de dupla rosca, lignina Kraft pura, assim como lignina modificada quimicamente com anidrido maleico e anidrido acético em três concentrações de peso diferentes, 2 %, 5% e 10% nas matrizes de PP. Além disso, em condição específica houve a inclusão do compatibilizante PP-gMA (polipropileno grafitizado com anidrido maleico) em 2% do peso das ligninas. A espectroscopia na região do infravermelho por transformada de Fourier em modo de refletância total atenuada (FTIR-ATR), mostrou alterações significativas nos grupos químicos da lignina, em relação a lignina Kraft, principalmente na modificação com anidrido acético. Em ambos os casos, as modificações foram confirmadas com as análises térmicas de calorimetria exploratória diferencial (DSC) e análise termogravimétrica (TGA). As energias superficiais dos compósitos e do PP foram mensuradas por meio da técnica de ângulo de contato dos materiais, e mostrou um aumento dessa energia, em qualquer condição de adição de lignina em relação ao PP puro.  Nas ligninas modificadas, foi observada uma elevação significativa dessa energia, nos compósitos PP-AKL g 10%, PP-MKL 5%, PP-AKL 5% e PP-MKL g 2,5%, com ganhos de 81,44%, 52,5%, 50,84% e de 40,04 % respectivamente. Os compósitos também foram caracterizados termicamente por DSC, de forma que se aferiu um aumento da cristalinidade de mais de 6 pontos percentuais (%) na condição PP-MKL g 2,5% em comparação ao PP puro. O comportamento mecânico dos substratos foi caracterizado pelos ensaios de cisalhamento por sobreposição simples de placas e impacto. Estes resultados apontam para um aumento da adesão prática do PP pela incorporação de lignina, contribuindo para a solução do usual problema de baixa adesão deste material.

Presidente - Interno ao Programa - 2347767 - MATHILDE JULIENNE GISELE CHAMPEAU
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1730526 - SUEL ERIC VIDOTTI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROGERIO RAMOS DE SOUSA JUNIOR - UFABC
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - NATHALIE MINAKO ITO