PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: BARBARA CORRÊA FLORENCIO

DISCENTE : BARBARA CORRÊA FLORENCIO
DATA : 04/07/2023
LOCAL: meet.google.com/nja-zqxr-hev

Estudo dos efeitos de filmes de Mg(OH)2/MgO obtidos por sputtering sobre o comportamento de corrosão da liga de magnésio ZK60A

As ligas de magnésio são materiais de grande relevância para inúmeras aplicações na indústria devido ao baixo custo, propriedades mecânicas interessantes e boas características de processamento. Porém, há uma limitação em seu amplo uso em diversas aplicações de engenharia, em especial pelo motivo de sua intrínseca baixa resistência à corrosão. Revestimentos de filmes finos por processos de deposição física de vapor (PVD) podem ser utilizados como método de proteção contra a corrosão de ligas de magnésio. Neste trabalho, foram produzidos filmes de MgO/Mg(OH)2 por sputtering reativo, utilizando a liga de magnésio ZK60A como substrato. O objetivo foi aumentar a resistência à corrosão deste material. As fases cristalinas das amostras foram analisadas por difratometria de raios X (DRX). Além disso, a composição química superficial também foi analisada por espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X (XPS). A morfologia dos filmes obtidos foi examinada por microscopia eletrônica de varredura (MEV). O comportamento eletroquímico foi analisado em solução de NaCl 3,5% em massa a temperatura ambiente, utilizando espectroscopia de impedância eletroquímica e ensaios de polarização potenciodinâmica. Os resultados mostraram que a deposição dos filmes por sputtering foi bem-sucedida, apresentando uma mistura das fases MgO e Mg(OH)2. Em relação à liga ZK60A na condição como recebida houve um incremento da resistência à corrosão, o qual foi dependente das condições de deposição empregadas.

Presidente - Interno ao Programa - 1676364 - JULIANA MARCHI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2604737 - EVERALDO CARLOS VENANCIO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - NELSON BATISTA DE LIMA - IPEN
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545738 - MARCIA TSUYAMA ESCOTE