PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISÂNGELA BELLETI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISÂNGELA BELLETI
DATA : 05/05/2023
LOCAL: On-line

“ATIVIDADE MICROBIOCIDA DE ÓLEOS ESSENCIAIS EM NANOEMULSÕES”

Em 2023, a pandemia de Covid-19 continua sendo uma grande crise de saúde global, com novos casos e mortes relatados diariamente. Apesar do lançamento de vacinas, o surgimento de novas variantes tornou o controle da propagação do vírus cada vez mais difícil. Em resposta, muitos países impuseram novas restrições e medidas, como bloqueios e proibições de viagens, para conter a propagação do vírus.

A Organização Mundial da Saúde relatou uma estatística sombria, com um número global de mortos pela pandemia de Covid-19 potencialmente ultrapassando 15 milhões de indivíduos. Nos últimos três anos, as comunidades médica e científica enfrentaram um grande desafio para compreender os vários meios de transmissão do SARS-CoV-2. De 2020 a 2022, o surgimento de novas variantes do vírus representou uma ameaça significativa, não só para a saúde pública, mas também para a economia devido aos elevados níveis de infecciosidade e transmissibilidade que possuem.

É importante observar que pesquisas foram realizadas sobre o potencial uso de nanoemulsões contendo óleos essenciais no combate à disseminação de vírus como o SARS-CoV-2. As nanoemulsões são nano-gotículas de óleo dispersas em água e podem aumentar a estabilidade e a biodisponibilidade dos óleos essenciais. Essas substâncias demonstraram ter propriedades antimicrobianas, fungicidas e antivirais, e estudadas como uma ferramenta potencial no combate à pandemia .

Todas as formulações foram caracterizadas por UV-Vis, FTIR, FESEM, Crio-TEM, NTA, DLS e Potencial Zeta, Reologia, MTT, PCR quantitativo (qPCR) e Ensaio de Atividade Antimicrobiana.

Presidente - Interno ao Programa - 2604128 - ALEXANDRE JOSE DE CASTRO LANFREDI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545738 - MARCIA TSUYAMA ESCOTE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676364 - JULIANA MARCHI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1674592 - TIAGO RODRIGUES