PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de DEFESA: NOELLE CARDOSO ZANINI

DISCENTE : NOELLE CARDOSO ZANINI
DATA : 30/08/2022
LOCAL: On-line

MEMBRANAS ADSORVENTES BIODEGRADÁVEIS PARA RETENÇÃO DE COBRE PROVENIENTE DE EFLUENTES CONTAMINADOS

Efluentes industriais descartados sem tratamento alinhados com desastres ambientais comos os sofridos em Mariana e Brumadinho são fontes de elementos potencialmente tóxicos (EPTs) em cursos d’agua. Nestes, os organismos que entram em contato com a água poluída podem sofrer consequências negativas devido à toxicidade de íons metálicos. Os cátions bivalentes de cobre (Cu(II)), por exemplo, são íons que podem causar doenças neurodegenerativas, afetar a vida de animais aquáticos e populações que se abastecem da água. Apesar de o Brasil possuir compromissos com o Marco Legal do Saneamento e com o 6º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (garantir água potável e saneamento), não existem indicadores de saneamento para reter EPTs como o Cu(II). Assim. são urgentes as alternativas para reter EPTs como Cu(II) em águas contaminadas, qual o uso de materiais porosos biodegradáveis que não causem mais danos à saúde e ao meio ambiente. Este trabalho propôs a obtenção e caracterização de membranas adsorventes de matriz biodegradável de poli(adipato-co-tereftalato de butileno) (PBAT) combinadas com nanoargila Cloisite® 20A (C20A) e curcumina nanométrica (NC) para potencializar a retenção de Cu(II). A moagem de bolas foi utilizada como método top-down de obtenção das nanopartículas de curcumina. O espalhamento dinâmico da luz corroborou a natureza nanométrica das partículas de C20A e NC, e o potencial zeta mostrou a tendência de aglomeração das mesmas. A difratometria de raios-X mostrou que a inserção das fases dispersas provoca um aumento do índice de cristalinidade das membranas quando comparadas ao PBAT puro. A espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) demonstrou grupos funcionais das fases dispersas nas membranas que podem favorecer a adsorção de Cu(II). A desconvolução das curvas das membranas EIPS/NIPS mostrou coeficientes de ligação de hidrogênio (FH−CO) maiores quando comparadas às dip coating. Além disso, menores poros e aumento da cristalinidade das membranas EIPS/NIPS acarretaram no aumento do modulo de elasticidade e limite de resistência à tração quando comparadas às membranas dip coating, sendo as membranas compósitas PBAT/0,5%C20A e PBAT/0,5%NC as com melhor desempenho mecânico (o que foi comprovado pela análise estatística pelo teste t de Student). As membranas EIPS/NIPS possuem característica hidrofílica com maiores ângulos de contato (AC) iniciais o que favorece a interação com o líquido contaminado com o íon de análise. A análise estatística de molhabilidade mostrou que as membranas EIPS/NIPS possuem menores AC, se destacando as membranas compósitas (PBAT/0,5%C20A e PBAT/0,5%NC). A análise de custos mostrou que as membranas EIPS/NIPS são mais vantajosas economicamente, sendo 43% mais barata que as dip coating e que a adição de fases dispersas diminui o preço por metro quadrado quando comparadas ao PBAT puro. Os testes de adsorção mostraram que as membranas EIPS/NIPS conseguiram reter o íon de Cu(II) a partir de uma solução de 1000 ppm simulando o efluente de uma indústria de chapeamento. As membranas que mais se destacaram foram as membranas compósitas EIPS/NIPS de PBAT/1%C20A e PBAT/0,5%NC, retendo 28% de contaminante.

Presidente - Interno ao Programa - 1671275 - DERVAL DOS SANTOS ROSA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1309493 - PEDRO ALVES DA SILVA AUTRETO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALEXANDRE TADEU PAULINO - UDESC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676364 - JULIANA MARCHI