PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: GRACIELE MARTINS ARVELOS

DISCENTE : GRACIELE MARTINS ARVELOS
DATA : 05/07/2022
LOCAL: Sala 302A do Bloco B do Campus Santo André da Universidade Federal do ABC

Simulações ab initio de interfaces água/metal

Novas maneiras de geração de energia limpa estão relacionadas à reações água/metal, via processos eletroquímicos e de catálise heterogênea. Assim, a caracterização a nível atômico desses processos é fundamental para o aprimoramento das atuais e o desenvolvimento de novas fontes de energia renováveis. Para isso é necessário compreender a dinâmica e as propriedades eletrônicas da interface água/metal, bem como as respostas do sistema à perturbações externas. Para tanto, utilizou-se a Teoria do Funcional da Densidade (DFT) para caracterizar as interações provenientes do processo de adsorção da interface água/paládio, no qual foi considerado os efeitos das forças de dispersão através do funcional VDW-BH e também considerou-se o funcional PBE. Foram analisadas propriedades geométricas, energéticas e vibracionais. Em posse dessas caracterizações, foi possível realizar cálculos preliminares da aplicação de um potencial externo sobre o sistema por meio formalismo de Funções de Green Fora do Equilíbrio (NEGF).

Presidente - Interno ao Programa - 1309493 - PEDRO ALVES DA SILVA AUTRETO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1760410 - JEVERSON TEODORO ARANTES JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544403 - MAURICIO DOMINGUES COUTINHO NETO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249395 - THIAGO BRANQUINHO DE QUEIROZ