PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA MARTINS DA SILVA

DISCENTE : JULIANA MARTINS DA SILVA
DATA : 24/11/2021
LOCAL: Por participação remota

DESENVOLVIMENTO DE ADESIVOS SUSTENTÁVEIS BASEADOS EM LÁTEX DE BORRACHA NATURAL E LIGNINA PARA APLICAÇÃO EM DIVERSOS SUBSTRATOS

Materiais de origem renovável tem ganhado destaque científico e tecnológico devido à sua elevada disponibilidade, biodegradabilidade, potencial de concorrência com fontes fósseis e baixo custo econômico como matéria-prima. O látex de borracha natural e a lignina são estruturas obtidas de fontes naturais com propriedades interessantes para aplicações em adesivos. Entretanto, a combinação de ambas as matérias-primas em aplicações adesivas ainda é praticamente pouco explorada pela literatura. Logo, este trabalho tem como objetivo desenvolver um adesivo sustentável baseado em látex de borracha natural, contendo 5% (m/m) de lignina como aditivo, visando aplicá-lo em substratos quimicamente distintos, como polipropileno (PP), alumínio (Al), vidro e madeira. Para a compreensão da interação látex-lignina, três tipos de lignina (organossolve, alcalina e Kraft), obtidas de diferentes fontes e processos de extração foram estudadas por microscopia de força atômica (AFM). Os resultados mostraram que a lignina alcalina, mais rica em grupos oxigenados, apresentou melhor adesão ao filme de látex. Em concordância com a análise em nanoescala, os ensaios de tração de filmes de látex-lignina também mostraram que a lignina alcalina confere maiores ganhos de propriedades mecânicas, quando comparados com os outros tipos de ligninas e o látex puro, revelando que propriedades macroscópicas são dirigidas também por interações em nanoescala. Desta forma, o adesivo contendo lignina alcalina foi escolhido para a colagem dos diversos substratos avaliados. Em comparação com as colagens baseadas em látex puro, as juntas de PP, Al e vidro coladas com adesivo apresentaram maior resistência ao cisalhamento. Além do mais, as juntas de PP e Al possuem potencial de aplicações subaquáticas, conforme indicaram os resultados de resiliência mecânica após a submersão destas amostras em água. Portanto, a partir da mistura simples desses dois materiais renováveis se obtém um adesivo sustentável e de baixo-custo com propriedades adesivas diferenciadas, com elevado potencial comercial.

Presidente - Interno ao Programa - 052.991.506-52 - JULIANA DA SILVA BERNARDES - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GEORGE JACKSON DE MORAES ROCHA - CNPEM
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CAMILA ALVES DE REZENDE - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761120 - DANILO JUSTINO CARASTAN