PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO MITSUI MORISHITA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO MITSUI MORISHITA
DATA : 13/12/2021
LOCAL: Participação Remota

Desenvolvimento de eletrodos nanoestruturados de óxidos metálicos para conversão de energia solar em energia química: Combustível Solar

O foco desta proposta é produzir materiais em escala nanométrica ativos para aplicação em dispositivos aptos a converter e armazenar energia solar em energia química. Para isso é proposto à síntese e caracterização de eletrodos de óxido de ferro (mineral abundante) puros e modificados pela deposição de diferentes elementos modificantes tais como: Sb e Zr. Nessa proposta os materiais terão como principal foco a aplicação em dispositivo para conversão de energia solar em energia química por meio de reações de fotoeletrólise na presença de água (gerando gás H2 e O2 como produtos). Os eletrodos com diferentes morfologias (ex.: esferas ou bastões) de óxido de ferro serão sintetizados por via úmida, com destaque ao processo envolvendo a preparação de uma solução aquosa dos precursores mantida em condições hidrotermais a temperatura constante (100 °C ou 120 °C). Esta metodologia foi escolhida devido à ausência de complexidade (aparatos sofisticados), fácil controle de espessura e escalonamento para indústria. O sucesso dos materiais desenvolvidos será avaliado quanto ao ganho na eficiência da conversão da energia solar em oxigênio e hidrogênio durante o processo de eletrólise da água induzida pela luz do sol, espectroscopia de impedância eletroquímica (simulando o ambiente de aplicação, no escuro e sob iluminação) que permite investigar o transporte de carga entre as interfaces (substrato-camada semicondutora e camada condutora-eletrólito), de forma complementar a dinâmica de transporte de carga na interface será avaliada por espectroscopia de absorção transiente; os processos e transformações na superfície durante operação serão monitorados por fotoespectroeletroquímica, além de técnicas de difração de raios-X e Raman.

Presidente - Interno ao Programa - 1734908 - FABIO FURLAN FERREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 052.991.506-52 - JULIANA DA SILVA BERNARDES - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544408 - GUSTAVO MARTINI DALPIAN
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1671599 - MARCOS DE ABREU AVILA