PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIA DELATORRE BRONZATO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIA DELATORRE BRONZATO
DATA : 16/03/2021
LOCAL: Universidade Federal do ABC

Síntese e Interação de Nanoestruturas de Óxidos Metálicos com Biomoléculas

O óxido de cobalto (Co3O4) é um material com uma diversidade de aplicações, e as propriedades desejáveis são aprimoradas na estrutura nanocristalina. Diversas técnicas foram desenvolvidas para a síntese de Co3O4. Algumas rotas fazem uso de biomoléculas como co-adjuvantes usando proteínas purificadas, como ferritina, e extratos de plantas. No presente estudo, nitrato de cobalto (II) hexahidratado foi utilizado para a síntese de nanopartículas (NPs) de óxido de cobalto e quantum dots (QDs) em extrato de tomate sob agitação, e ferritina de cavalo. A ferritina está presente em espécies animais e vegetais e é uma fonte verde, barata e fácil de síntese de óxido de cobalto com importantes aplicações tecnológicas. A ferritina é uma proteína de armazenamento de ferro composta por 24 cadeias polipeptídicas ricas em α-hélice que também é usada por organismos vivos para produzir materiais magnéticos. A apoferritina (ferritina sem o ferro dentro) possui locais específicos com afinidade de ligação a metais como ouro e cobalto. Quantum dots de Co3O4 foram sintetizados com nitrato de cobalto II hexa-hidratado com extrato de semente de tomate (Solanum Lycopersicum L.), em temperatura ambiente. Os QDs foram caracterizados por espectrofotometria UV-visível, microscopia eletrônica de transmissão de alta resolução (HRTEM), espectrômetro de fotoelétrons excitados por raios X (XPS), espectrômetro infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e dispositivo de interferência quântica supercondutor (SQUID). Co3O4 QDs apresentaram quiralidade evidenciada por dicroísmo circular magnético. Consistente com os dados anteriores de Mössbauer, a ressonância paramagnética eletrônica (EPR) revelou a presença da ferritina de ferro como o sinal de íon de ferro dominante em sementes de tomate. A ferritina do baço de cavalo foi igualmente eficiente na produção de Co3O4 QDs.

Presidente - Interno ao Programa - 2605463 - JOSE ANTONIO SOUZA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2604128 - ALEXANDRE JOSE DE CASTRO LANFREDI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545738 - MARCIA TSUYAMA ESCOTE
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1674592 - TIAGO RODRIGUES