PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO HENRIQUE LIXANDRAO FERNANDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO HENRIQUE LIXANDRAO FERNANDO
DATA : 04/11/2020
LOCAL: BANCA A SER REALIZADA DE FORMA REMOTA - BASE DO TRABALHO - CAMPUS SANTO ANDRE

EFEITO DA INCORPORAÇÃO DE LIGNINA KRAFT EPOXIDADA NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE ADESIVO EPOXI

Diversos tipos de adesivos têm sido amplamente utilizados em aplicações industriais, dentre os quais, os adesivos epóxi ocupam uma posição de destaque devido sua versatilidade de propriedades e volume de produção industrial. Recentemente, um comportamento peculiar de filmes adesivos, denominado size effect, foi reportado na literatura, e trata da variação das propriedades mecânicas em função da variação da espessura do filme adesivo (linha de adesão). Com base nessas abordagens, esse trabalho consiste em avaliar o efeito de espessura de filmes adesivos, analisando as propriedades mecânicas da junção adesiva (adesão prática) e propondo um modelo matemático para modelagem do size effect em adesivo anisotrópico. A anisotropia foi adicionada ao sistema epóxi pela incorporação de lignina epoxidada (15 e 30% em massa). A lignina é uma matéria-prima de origem renovável disponível em escala industrial, como sub-produto da indústria de papel e celulose, que apresenta estrutura rigída e que pode ser incorporado na base epóxi formando um co-polímero. As propriedades mecânicas foram investigadas por meio de um dispositivo Arcan, que permite investigar diversos tipos de esforços puros e combinados (tração e cisalhamento) na região adesiva. As espessuras dos filmes adesivos variaram de algumas dezenas de micrômetros até 800 micrômetros. As propriedades mecânicas serão simuladas por análise por elementos finitos (FEA), modelos analíticos e comparado com os dados experimentais. Até o momento, os resultados apresentaram a investigação do efeito da incorporação da lignina modificada em uma base epóxi afetando as propriedades mecânicas da junção adesiva. Na primeira parte, buscou-se investigar experimentalmente, como a incorporação da lignina modificada na base epóxi afeta as propriedades mecânicas do adesivo. Na segunda parte, será desenvolvido um modelo matemático, para a aplicação em elementos finitos, para simular a variação do comportamento mecânico em função da incorporação de lignina modificada na resina epóxi, que considere a heterogeneidade da estrutura. Por fim, será feita a validação do modelo em uma aplicação do tipo cantilever.

Presidente - Interno ao Programa - 1671298 - RENATO ALTOBELLI ANTUNES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1730526 - SUEL ERIC VIDOTTI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GILMAR FERREIRA BATALHA - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GIVANILDO ALVES DOS SANTOS