PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO BODÊ DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO BODÊ DO NASCIMENTO
DATA : 09/11/2020
HORA: 09:30
LOCAL: Google Meet, meet.google.com/dfe-xaqi-ggf
TÍTULO:

Desenvolvimento de impressora 3D para produção de arcabouços visando aplicação em engenharia de tecidos


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Os novos processos de biofabricação buscam alternativas para a manufatura de materiais biocompatíveis de modo a garantir escala de fabricação e, ao mesmo tempo, todas as propriedades físicas, químicas e mecânicas necessárias aos biomateriais. Dentro deste campo, a bioimpressão 3D apresenta-se como uma das principais técnicas de alto potencial à viabilização do crescimento controlado de tecidos e órgãos.

Este trabalho buscou uma alternativa de baixo custo, através da montagem e adaptação de uma impressora 3D comum para a impressão de estruturas tridimensionais de hidrogéis à base de alginato, polímero comumente utilizado na fabricação das chamadas biotintas. Para isso, o primeiro passo foi a montagem da impressora 3D e adaptação do cabeçote de extrusão para o encaixe de uma seringa, desta forma permitindo o controle da deposição, camada por camada, do hidrogel. Em seguida, visto que as variáveis de controle de impressão são diferentes com relação aos materiais normalmente impressos por estas máquinas (em sua maioria, polímeros de maior viscosidade e rigidez, os quais necessitam de maiores pressões e temperaturas para impressão, como o PLA, por exemplo, em comparação às biotintas), foi realizado a calibragem da extrusão por seringa, permitindo assim o trabalho com o alginato e compósitos de alginato com vidro bioativo e óleo de semente de uva, o qual possui propriedades hidratantes e anti-inflamatórias.

Uma das características do alginato está relacionada à baixa aderência celular sobre sua superfície, ao contrário dos vidros bioativos. Desta forma, ao adicionar vidro bioativo em diferentes proporções ao alginato, garantindo a capacidade de impressão por meio da impressora 3D adaptada, espera-se ser possível a obtenção de biomateriais de base para biotintas com diferentes níveis de adesão celular, onde, quanto menor for a razão alginato/vidro bioativo, mais aderente o biomaterial será às células. A intenção futura é produzir um material bioimpresso que permita, em função da razão alginato/vidro bioativo, construir materiais bifásicos para serem aplicados em regiões de interface tecidual osso-cartilagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1671275 - DERVAL DOS SANTOS ROSA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761120 - DANILO JUSTINO CARASTAN
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MONICA MATHOR - IPEN
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1600858 - HERCULANO DA SILVA MARTINHO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1762438 - JEAN JACQUES BONVENT
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2604737 - EVERALDO CARLOS VENANCIO
Notícia cadastrada em: 16/10/2020 11:19
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod