PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELLA MARIA CASSIMIRO FIGUEIREDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELLA MARIA CASSIMIRO FIGUEIREDO
DATA : 06/07/2023
HORA: 09:30
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/simone-44
TÍTULO:

IMPACTO DAS RODOVIAS SOBRE A BIODIVERSIDADE: EFEITOS DO RUÍDO E DA PAISAGEM SOBRE ATROPELAMENTOS DE AVES E MAMÍFEROS


PÁGINAS: 50
RESUMO:

As condições ambientais e distribuição de recursos, juntamente com os requisitos de nicho de cada espécie, determinam a distribuição dos organismos na paisagem. Regiões de grande pressão antrópica têm sua estrutura espacial modificada, diminuindo a quantidade e qualidade de habitat, culminando em efeitos negativos às populações ali presentes. Infraestruturas lineares diminuem a qualidade da paisagem adjacente através das diferentes perturbações que origina, como o ruído gerado pelo tráfego de veículos. Estradas secundárias e menores, como estradas de terras, apesar de conterem um menor fluxo de tráfego, podem gerar impactos intensos nos organismos ao seu entorno, devido à flutuação da ocorrência de perturbações. Ainda, tais estradas geralmente estão presentes em áreas mais preservadas, aumentando a intensidade de seus impactos. O efeito da antropofonia sobre a fauna é conhecido para muitas espécies, a maioria aves e anfíbios, no entanto ainda há uma lacuna no conhecimento sobre seu efeito em mamíferos terrestres, especialmente considerando a antropofonia advinda de estradas. Ao considerarmos a América do Sul, o conhecimento é ainda menor. Desse modo, o presente estudo busca analisar os efeitos do ruído de estradas de terra sobre a comunidade de mamíferos de médio e grande porte, verificando se há influência do ruído antropogênico advindo de estradas sobre a diversidade e abundância animal no Corredor Cantareira-Mantiqueira. Também é objetivado analisar a ocorrência de atropelamentos desses animais nas estradas de terra contidas na região, atrelando o efeito de ruído e a abundância animal a esses registros. A partir dos objetivos, levantamos as seguintes hipóteses: 1) a intensidade de ruídos e a proximidade de estradas de terra afetam negativamente a abundância e diversidade de mamíferos de médio e grande porte em fragmentos florestais; e 2) a abundância e diversidade de mamíferos de médio e grande porte, bem como a intensidade de ruído nas estradas de terra, estão relacionados à quantidade de atropelamento desses animais (quanto maior a abundância, maior a quantidade de atropelamentos; quanto maior a intensidade de ruídos, menor a quantidade de atropelamentos). Desse modo, temos as previsões de que quanto maior a proximidade de estradas de terra e os ruídos em decibéis, menor será a abundância e diversidade de mamíferos nos fragmentos; e que a quantidade de atropelamentos de mamíferos de médio e grande porte será positivamente relacionada à abundância desses mamíferos nos remanescentes florestais, e negativamente relacionada ao nível de ruído das estradas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1658925 - SIMONE RODRIGUES DE FREITAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CLAUDIA ZUKERAN KANDA - UFG
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CECÍ­LIA BUENO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1908726 - CIBELE BIONDO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - CECILIA IRENE PÉREZ CALABUIG - UFERSA
Notícia cadastrada em: 19/06/2023 11:20
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