IMPACTO DAS RODOVIAS SOBRE A BIODIVERSIDADE: EFEITOS DO RUÍDO E DA PAISAGEM SOBRE ATROPELAMENTOS DE AVES E MAMÍFEROS
As condições ambientais e distribuição de recursos, juntamente com os requisitos de nicho de cada espécie, determinam a distribuição dos organismos na paisagem. Regiões de grande pressão antrópica têm sua estrutura espacial modificada, diminuindo a quantidade e qualidade de habitat, culminando em efeitos negativos às populações ali presentes. Infraestruturas lineares diminuem a qualidade da paisagem adjacente através das diferentes perturbações que origina, como o ruído gerado pelo tráfego de veículos. Estradas secundárias e menores, como estradas de terras, apesar de conterem um menor fluxo de tráfego, podem gerar impactos intensos nos organismos ao seu entorno, devido à flutuação da ocorrência de perturbações. Ainda, tais estradas geralmente estão presentes em áreas mais preservadas, aumentando a intensidade de seus impactos. O efeito da antropofonia sobre a fauna é conhecido para muitas espécies, a maioria aves e anfíbios, no entanto ainda há uma lacuna no conhecimento sobre seu efeito em mamíferos terrestres, especialmente considerando a antropofonia advinda de estradas. Ao considerarmos a América do Sul, o conhecimento é ainda menor. Desse modo, o presente estudo busca analisar os efeitos do ruído de estradas de terra sobre a comunidade de mamíferos de médio e grande porte, verificando se há influência do ruído antropogênico advindo de estradas sobre a diversidade e abundância animal no Corredor Cantareira-Mantiqueira. Também é objetivado analisar a ocorrência de atropelamentos desses animais nas estradas de terra contidas na região, atrelando o efeito de ruído e a abundância animal a esses registros. A partir dos objetivos, levantamos as seguintes hipóteses: 1) a intensidade de ruídos e a proximidade de estradas de terra afetam negativamente a abundância e diversidade de mamíferos de médio e grande porte em fragmentos florestais; e 2) a abundância e diversidade de mamíferos de médio e grande porte, bem como a intensidade de ruído nas estradas de terra, estão relacionados à quantidade de atropelamento desses animais (quanto maior a abundância, maior a quantidade de atropelamentos; quanto maior a intensidade de ruídos, menor a quantidade de atropelamentos). Desse modo, temos as previsões de que quanto maior a proximidade de estradas de terra e os ruídos em decibéis, menor será a abundância e diversidade de mamíferos nos fragmentos; e que a quantidade de atropelamentos de mamíferos de médio e grande porte será positivamente relacionada à abundância desses mamíferos nos remanescentes florestais, e negativamente relacionada ao nível de ruído das estradas.