MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: PAULA MARIA CAMARGO LEITE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULA MARIA CAMARGO LEITE
DATA : 13/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 307 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:

ENERGIAS RENOVÁVEIS: ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR


PÁGINAS: 130
RESUMO:

A proposta dessa dissertação é apresentar um produto didático baseado na Sequência de Ensino por Investigação (SEI), com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o ensino-aprendizado dos conteúdos ligados a transformações de energia e eletricidade. O produto educacional tem o foco na problematização sobre os tipos de usinas que produzem energia elétrica, quais os impactos nos aspectos ambientais, sociais e econômicos, e quais tipos de energia poderiam ser substituídos para obtenção da minimização dos impactos negativos nesses aspectos.
Essa sequência didática pode ser muito bem trabalhada com outras disciplinas,  podendo haver uma integração interdisciplinar dos grupos de professores das turmas, aumentando o incentivo da participação ativa dos alunos, com interações entre grupos, proporcionando a interação com objetos do estudo e atividades experimentais, sendo o professor apenas o incentivador e orientador desse processo. 
Com isso a problematização inicia-se com discussões, pesquisas, partindo para a parte experimental, coleta e análise de dados, formulação dos conceitos de física 0relacionados às experimentações e a efetivação dos conhecimentos obtidos de forma argumentativa e científica.
O produto educacional, é avaliado a partir da opinião dos alunos, colhendo os dados das avaliações realizadas em todos os momentos do processo da construção do conhecimento. Esta abordagem permite determinar quais pontos podem ser melhorados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1350754 - RONEI MIOTTO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544417 - MARCOS ROBERTO DA SILVA TAVARES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1675617 - EDUARDO PERES NOVAIS DE SA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545176 - MARCELO AUGUSTO LEIGUI DE OLIVEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - Luis Coelho dos Santos - UMSP
Notícia cadastrada em: 19/05/2023 10:49
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod