|
Dissertações |
|
1
|
-
GUILHERME DE LOLLO DENARDI
-
O início é diferente: propostas de atividades sobre ondas eletromagnéticas para os anos finais do ensino fundamental.
-
Orientador : GRACIELLA WATANABE
-
Data: 27/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho apresenta um estudo sobre a desigualdade social e seu papel no ensino de física. Visa, partindo de práticas e propostas didáticas para os anos finais, olhar para os diferentes contextos sociais dos estudantes e questionar como a escola pode promover aprendizados científicos atrelados às diferentes culturas que permeiam a sala de aula. Diante de tal desafio, orienta-se pela perspectiva educacional de Pierre Bourdieu para elaborar propostas para sala de aula que tenham o compromisso de conhecer e reconhecer as oportunidades de acesso aos bens culturais como parte do processo de ensino-aprendizagem em física. Assim, elabora-se uma sequência didática cujo objetivo é ouvir os estudantes, trazer suas perspectivas, apresentar os conteúdos sobre eletromagnetismo e, por consequência, a equidade no ensino de ciências. Os resultados indicam que as atividades que levam em consideração as diferentes experiências discentes podem subsidiar aulas para os anos finais que sejam capazes de promover a participação efetiva de todos os estudantes. Assim, partindo dos desafios encontrados em uma comunidade diversa socialmente como a pesquisada, os desafios tratados mostram que há possibilidades de promover o ensino dos conteúdos da física comprometidos com a justiça social.
-
Mostrar Abstract
-
O presente trabalho apresenta um estudo sobre a desigualdade social e seu papel no ensino de física. Visa, partindo de práticas e propostas didáticas para os anos finais, olhar para os diferentes contextos sociais dos estudantes e questionar como a escola pode promover aprendizados científicos atrelados às diferentes culturas que permeiam a sala de aula. Diante de tal desafio, orienta-se pela perspectiva educacional de Pierre Bourdieu para elaborar propostas para sala de aula que tenham o compromisso de conhecer e reconhecer as oportunidades de acesso aos bens culturais como parte do processo de ensino-aprendizagem em física. Assim, elabora-se uma sequência didática cujo objetivo é ouvir os estudantes, trazer suas perspectivas, apresentar os conteúdos sobre eletromagnetismo e, por consequência, a equidade no ensino de ciências. Os resultados indicam que as atividades que levam em consideração as diferentes experiências discentes podem subsidiar aulas para os anos finais que sejam capazes de promover a participação efetiva de todos os estudantes. Assim, partindo dos desafios encontrados em uma comunidade diversa socialmente como a pesquisada, os desafios tratados mostram que há possibilidades de promover o ensino dos conteúdos da física comprometidos com a justiça social.
|
|
2
|
-
LUIS ANTONIO TROIANI
-
MAGNETISMO E PROPRIEDADES DE MATERIAIS MAGNÉTICOS PARA O ENSINO MÉDIO NA ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
-
Orientador : MARCELO OLIVEIRA DA COSTA PIRES
-
Data: 02/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O magnetismo e as propriedades dos materiais magnéticos, do modo como é colocado para os alunos, é um assunto marginal no Ensino Médio. O pouco tempo dado ao assunto e a falta de um uso propedêutico reduz, consideravelmente, a possibilidade do professor aprofundá-lo em sala de aula. Por outro lado, o fenômeno do magnetismo está presente no cotidiano do aluno e provoca um interesse enorme por apresentar um efeito de atração de objetos magnéticos por ímãs. Essa percepção está ao longo desta dissertação com um histórico e uma revisão sobre o tema. Com o objetivo de trazer esse potencial assunto e poder levar o aluno a questionar e interessar-se por física, é elaborado, desenvolvido e apresentado um produto educacional sobre magnetismo e propriedades de materiais magnéticos. Esse produto educacional consiste de uma sequência de aula baseada na metodologia freireana dos Três Momentos Pedagógicos e auxiliada por um simulador e dois experimentos cujo destaque está em problematizar o fenômeno do magnetismo. Esse produto foi aplicado em seis turmas da 3a série do Ensino Médio pertencentes a dois colégios, um privado e outro público, da cidade de São Paulo. A aplicação apresentou bons resultados identificada pela avaliação do produto presente nesta dissertação.
-
Mostrar Abstract
-
O magnetismo e as propriedades dos materiais magnéticos, do modo como é colocado para os alunos, é um assunto marginal no Ensino Médio. O pouco tempo dado ao assunto e a falta de um uso propedêutico reduz, consideravelmente, a possibilidade do professor aprofundá-lo em sala de aula. Por outro lado, o fenômeno do magnetismo está presente no cotidiano do aluno e provoca um interesse enorme por apresentar um efeito de atração de objetos magnéticos por ímãs. Essa percepção está ao longo desta dissertação com um histórico e uma revisão sobre o tema. Com o objetivo de trazer esse potencial assunto e poder levar o aluno a questionar e interessar-se por física, é elaborado, desenvolvido e apresentado um produto educacional sobre magnetismo e propriedades de materiais magnéticos. Esse produto educacional consiste de uma sequência de aula baseada na metodologia freireana dos Três Momentos Pedagógicos e auxiliada por um simulador e dois experimentos cujo destaque está em problematizar o fenômeno do magnetismo. Esse produto foi aplicado em seis turmas da 3a série do Ensino Médio pertencentes a dois colégios, um privado e outro público, da cidade de São Paulo. A aplicação apresentou bons resultados identificada pela avaliação do produto presente nesta dissertação.
|
|
3
|
-
EVANDRO SILVEIRA DE PONTES
-
Uso de Mídias Digitais no Ensino de Astronomia e Astrofísica e suas Implicações Pedagógicas
-
Orientador : PIETER WILLEM WESTERA
-
Data: 13/06/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Astronomia e Astrofísica estão presentes no cotidiano da sociedade há muito tempo. Como ciências e áreas de conhecimento, elas vêm sendo cada vez mais formalizadas e divulgadas, assim auxiliando a humanidade em diversas situações de necessidade. Por esse motivo, tópicos relacionados a essas áreas estão presentes em currículos de várias redes de ensino, com seus assuntos sendo abordados em diversos componentes curriculares, como Ciências, Geografia e Física. Porém, a abordagem dessa temática encontra alguns dificultadores, como a defasagem na formação de professores sobre esses assuntos e a forma como estes são apresentados aos alunos. Assim, utilizando como norteador a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer e o currículo da rede estadual de São Paulo, desenvolvi uma sequência didática utilizando videoaulas, se aproveitando de animações aliadas a uma narração. A elaboração de videoaulas foi pensada para que estas sirvam como ferramentas para potencializar o ensino de astrofísica no ambiente escolar. O desenvolvimento do trabalho envolveu uma pesquisa inicial para realizar o levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes e então comparar esses resultados com a avaliação final, aplicada após a apresentação do material. Essa comparação mostrou uma evolução no conhecimento sobre astronomia apresentado pelos estudantes, mas não sem a necessidade de intervenções do professor para realizar discussões acerca do tema.
-
Mostrar Abstract
-
Astronomia e Astrofísica estão presentes no cotidiano da sociedade há muito tempo. Como ciências e áreas de conhecimento, elas vêm sendo cada vez mais formalizadas e divulgadas, assim auxiliando a humanidade em diversas situações de necessidade. Por esse motivo, tópicos relacionados a essas áreas estão presentes em currículos de várias redes de ensino, com seus assuntos sendo abordados em diversos componentes curriculares, como Ciências, Geografia e Física. Porém, a abordagem dessa temática encontra alguns dificultadores, como a defasagem na formação de professores sobre esses assuntos e a forma como estes são apresentados aos alunos. Assim, utilizando como norteador a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer e o currículo da rede estadual de São Paulo, desenvolvi uma sequência didática utilizando videoaulas, se aproveitando de animações aliadas a uma narração. A elaboração de videoaulas foi pensada para que estas sirvam como ferramentas para potencializar o ensino de astrofísica no ambiente escolar. O desenvolvimento do trabalho envolveu uma pesquisa inicial para realizar o levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes e então comparar esses resultados com a avaliação final, aplicada após a apresentação do material. Essa comparação mostrou uma evolução no conhecimento sobre astronomia apresentado pelos estudantes, mas não sem a necessidade de intervenções do professor para realizar discussões acerca do tema.
|
|
4
|
-
PAULA MARIA CAMARGO LEITE
-
ENERGIAS RENOVÁVEIS: ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
-
Orientador : RONEI MIOTTO
-
Data: 13/06/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A proposta dessa dissertação é apresentar um produto didático baseado na Sequência de Ensino por Investigação (SEI), com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o ensino-aprendizado dos conteúdos ligados a transformações de energia e eletricidade. O produto educacional tem o foco na problematização sobre os tipos de usinas que produzem energia elétrica, quais os impactos nos aspectos ambientais, sociais e econômicos, e quais tipos de energia poderiam ser substituídos para obtenção da minimização dos impactos negativos nesses aspectos. Essa sequência didática pode ser muito bem trabalhada com outras disciplinas, podendo haver uma integração interdisciplinar dos grupos de professores das turmas, aumentando o incentivo da participação ativa dos alunos, com interações entre grupos, proporcionando a interação com objetos do estudo e atividades experimentais, sendo o professor apenas o incentivador e orientador desse processo. Com isso a problematização inicia-se com discussões, pesquisas, partindo para a parte experimental, coleta e análise de dados, formulação dos conceitos de física 0relacionados às experimentações e a efetivação dos conhecimentos obtidos de forma argumentativa e científica. O produto educacional, é avaliado a partir da opinião dos alunos, colhendo os dados das avaliações realizadas em todos os momentos do processo da construção do conhecimento. Esta abordagem permite determinar quais pontos podem ser melhorados.
-
Mostrar Abstract
-
A proposta dessa dissertação é apresentar um produto didático baseado na Sequência de Ensino por Investigação (SEI), com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o ensino-aprendizado dos conteúdos ligados a transformações de energia e eletricidade. O produto educacional tem o foco na problematização sobre os tipos de usinas que produzem energia elétrica, quais os impactos nos aspectos ambientais, sociais e econômicos, e quais tipos de energia poderiam ser substituídos para obtenção da minimização dos impactos negativos nesses aspectos. Essa sequência didática pode ser muito bem trabalhada com outras disciplinas, podendo haver uma integração interdisciplinar dos grupos de professores das turmas, aumentando o incentivo da participação ativa dos alunos, com interações entre grupos, proporcionando a interação com objetos do estudo e atividades experimentais, sendo o professor apenas o incentivador e orientador desse processo. Com isso a problematização inicia-se com discussões, pesquisas, partindo para a parte experimental, coleta e análise de dados, formulação dos conceitos de física 0relacionados às experimentações e a efetivação dos conhecimentos obtidos de forma argumentativa e científica. O produto educacional, é avaliado a partir da opinião dos alunos, colhendo os dados das avaliações realizadas em todos os momentos do processo da construção do conhecimento. Esta abordagem permite determinar quais pontos podem ser melhorados.
|
|
5
|
-
MARCELO PERES VIO
-
Perspectivas históricas ao Princípio da Mínima Ação: contribuições ao ensino de Óptica
-
Orientador : LETICIE MENDONCA FERREIRA
-
Data: 29/06/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O Currículo Paulista é um documento oficial que estabelece diretrizes pedagógicas para os ensinos fundamental e médio em São Paulo. No entanto, em alguns momentos, o currículo do ensino médio parece não ter realizado uma análise aprofundada do currículo do ensino fundamental, o que pode resultar em lacunas no aprendizado dos estudantes. Um exemplo disso é a óptica geométrica, que recebe pouca atenção nos anos finais do ensino fundamental, assim como o papel da história da ciência para o letramento científico, que não está claramente delineado na etapa do ensino médio. Reconhecendo essa necessidade de aprimoramento, esta dissertação propõe uma sequência didática de seis aulas que aborda de forma introdutória conceitos e princípios da óptica geométrica por meio de vídeos sobre perspectivas históricas ao princípio da mínima ação. Essa sequência conta também com um site que não apenas disponibiliza os vídeos, mas apresenta todas as práticas, abordagens e atividades presentes nesse material, oferecendo aos professores uma forma organizada e fácil de acessar o conteúdo completo. Vale destacar que esse material apresenta também uma atividade experimental que consiste em analisar propriedades de uma cicloide e relacioná-las com o famoso problema da braquistócrona, conforme apresentado em um dos vídeos. Essa atividade prática fortalece a compreensão contextualizada da óptica geométrica, estabelecendo conexões entre teoria e prática. Ao incorporar o multiculturalismo, os vídeos não apenas discutem aspectos científicos, mas também valorizam a diversidade cultural. A sequência didática proposta inclui ainda uma atividade de sistematização inspirada na metodologia ativa World Café. Por meio do World Café os alunos compartilham ideias e perspectivas sobre a importância da valorização e representatividade das mulheres na ciência. Embora não tenham sido realizadas avaliações formais, a aplicação dessa sequência didática em uma turma da primeira série do ensino médio apresentou indícios promissores com relação ao aprendizado dos alunos. Em geral, os estudantes apresentaram bom engajamento e participação no decorrer das atividades propostas, o que nos leva a acreditar que o uso de abordagens históricas, juntamente com atividades diversificadas, pode contribuir para a aprendizagem dos alunos.
-
Mostrar Abstract
-
O Currículo Paulista é um documento oficial que estabelece diretrizes pedagógicas para os ensinos fundamental e médio em São Paulo. No entanto, em alguns momentos, o currículo do ensino médio parece não ter realizado uma análise aprofundada do currículo do ensino fundamental, o que pode resultar em lacunas no aprendizado dos estudantes. Um exemplo disso é a óptica geométrica, que recebe pouca atenção nos anos finais do ensino fundamental, assim como o papel da história da ciência para o letramento científico, que não está claramente delineado na etapa do ensino médio. Reconhecendo essa necessidade de aprimoramento, esta dissertação propõe uma sequência didática de seis aulas que aborda de forma introdutória conceitos e princípios da óptica geométrica por meio de vídeos sobre perspectivas históricas ao princípio da mínima ação. Essa sequência conta também com um site que não apenas disponibiliza os vídeos, mas apresenta todas as práticas, abordagens e atividades presentes nesse material, oferecendo aos professores uma forma organizada e fácil de acessar o conteúdo completo. Vale destacar que esse material apresenta também uma atividade experimental que consiste em analisar propriedades de uma cicloide e relacioná-las com o famoso problema da braquistócrona, conforme apresentado em um dos vídeos. Essa atividade prática fortalece a compreensão contextualizada da óptica geométrica, estabelecendo conexões entre teoria e prática. Ao incorporar o multiculturalismo, os vídeos não apenas discutem aspectos científicos, mas também valorizam a diversidade cultural. A sequência didática proposta inclui ainda uma atividade de sistematização inspirada na metodologia ativa World Café. Por meio do World Café os alunos compartilham ideias e perspectivas sobre a importância da valorização e representatividade das mulheres na ciência. Embora não tenham sido realizadas avaliações formais, a aplicação dessa sequência didática em uma turma da primeira série do ensino médio apresentou indícios promissores com relação ao aprendizado dos alunos. Em geral, os estudantes apresentaram bom engajamento e participação no decorrer das atividades propostas, o que nos leva a acreditar que o uso de abordagens históricas, juntamente com atividades diversificadas, pode contribuir para a aprendizagem dos alunos.
|
|
6
|
-
FLAVIO ALMIR DE OLIVEIRA
-
Sequência de Ensino por Investigação da Eletrólise
-
Orientador : REINALDO LUIZ CAVASSO FILHO
-
Data: 30/06/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Nesse trabalho é proposto um produto educacional que explore um caminho diferente do tradicional para estudar o conceito do fenômeno eletrodinâmico da corrente elétrica. Esse produto educacional consiste de uma sequência de seis aulas, a serem aplicadas em quaisquer turmas do ensino médio, e um experimento para medição indireta da quantidade de elétrons envolvida na eletrólise do NaCl em água. Para o desenvolvimento dessa sequência escolhemos a metodologia de Sequência de Ensino por Investigação (SEI) por propiciar o protagonismo do estudante em sua descoberta científica e o desenvolvimento cognitivo do mesmo. A descrição e relato da aplicação do produto educacional, assim como sua avaliação, estão contidos nessa dissertação.
-
Mostrar Abstract
-
Nesse trabalho é proposto um produto educacional que explore um caminho diferente do tradicional para estudar o conceito do fenômeno eletrodinâmico da corrente elétrica. Esse produto educacional consiste de uma sequência de seis aulas, a serem aplicadas em quaisquer turmas do ensino médio, e um experimento para medição indireta da quantidade de elétrons envolvida na eletrólise do NaCl em água. Para o desenvolvimento dessa sequência escolhemos a metodologia de Sequência de Ensino por Investigação (SEI) por propiciar o protagonismo do estudante em sua descoberta científica e o desenvolvimento cognitivo do mesmo. A descrição e relato da aplicação do produto educacional, assim como sua avaliação, estão contidos nessa dissertação.
|
|
7
|
-
DANIEL AUGUSTO BRANDÃO
-
De Rutherford à Higgs: uma sequência didática cronológica e interativa.
-
Orientador : PEDRO GALLI MERCADANTE
-
Data: 22/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Com a intenção de inserir no ensino médio tópicos de física moderna foi elaborada nesta dissertação uma sequência didática com o tema de física de altas energias. Para este estudo fizemos uma abordagem histórico-didática do tema que levou em consideração os princípios de aprendizagem significativa de Auzubel. Ao fim desta dissertação e de posse dos dados obtidos constatou-se o êxito da proposta colocada e que os objetivos foram alcançados em sua plenitude. Notamos também que tópicos mais avançados levam os estudantes a um maior engajamento, pois são temas que lhes são mais atrativos e que conseguem aguçar a curiosidade quanto ao funcionamento do mundo moderno e também do seu dia a dia.
-
Mostrar Abstract
-
Com a intenção de inserir no ensino médio tópicos de física moderna foi elaborada nesta dissertação uma sequência didática com o tema de física de altas energias. Para este estudo fizemos uma abordagem histórico-didática do tema que levou em consideração os princípios de aprendizagem significativa de Auzubel. Ao fim desta dissertação e de posse dos dados obtidos constatou-se o êxito da proposta colocada e que os objetivos foram alcançados em sua plenitude. Notamos também que tópicos mais avançados levam os estudantes a um maior engajamento, pois são temas que lhes são mais atrativos e que conseguem aguçar a curiosidade quanto ao funcionamento do mundo moderno e também do seu dia a dia.
|
|
8
|
-
LEANDRO MIRANDA
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INCLUSIVA: MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : GRACIELLA WATANABE
-
Data: 29/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho propõe e analisa a inserção de atividades inclusivas em sala de aula do ensino médio. Partindo da construção de uma sequência didática sobre modelos atômicos, discute-se o papel da cooperação entre estudantes para o processo de inclusão em sala de aula. Para tanto, busca-se apresentar diferentes olhares da educação para o tema do ensino de física moderna, introduzindo uma abordagem tanto conceitual como histórica sobre a constituição do átomo. Partindo de tais debates, elabora-se de forma conjunta com as alunas e os alunos de uma sala de aula do ensino médio, ações pedagógicas que visem o debate e construção de sentidos sobre o tema de modo colaborativo e inclusivo. Tais atividades, por sua vez, trazem diferentes materiais e debates que visam a colaboração e o respeito às diversas demandas sociais e culturais da escola assim como, comprometidas com a inclusão de alunas e alunos com TEA. Para que isso ocorra, aulas dialógicas mostram-se importantes para promover a motivação das e dos estudantes sobre os temas discutidos e construir sentidos partindo da empatia e do respeito na sala de aula de ciências. Os resultados apontam que a mobilização dessas temáticas trazem ganhos nas aprendizagem das alunas e dos alunos através de debates, trabalho colaborativos e readequação das propostas e atividades para que sejam mais inclusivas. Nesse sentido, observa-se que a apresentação de trabalhos em formato da “saraus" mobilizaram os conhecimentos científicos aprendidos pelos estudantes e possibilitaram reflexões sobre o papel da inclusão nas propostas apresentadas pelas e pelos estudantes. Soma-se a tal debate a participação da comunidade escolar e da família, que juntos ao processo educativo formal, complementam a formação social, científica e cultural dos estudantes.
-
Mostrar Abstract
-
O presente trabalho propõe e analisa a inserção de atividades inclusivas em sala de aula do ensino médio. Partindo da construção de uma sequência didática sobre modelos atômicos, discute-se o papel da cooperação entre estudantes para o processo de inclusão em sala de aula. Para tanto, busca-se apresentar diferentes olhares da educação para o tema do ensino de física moderna, introduzindo uma abordagem tanto conceitual como histórica sobre a constituição do átomo. Partindo de tais debates, elabora-se de forma conjunta com as alunas e os alunos de uma sala de aula do ensino médio, ações pedagógicas que visem o debate e construção de sentidos sobre o tema de modo colaborativo e inclusivo. Tais atividades, por sua vez, trazem diferentes materiais e debates que visam a colaboração e o respeito às diversas demandas sociais e culturais da escola assim como, comprometidas com a inclusão de alunas e alunos com TEA. Para que isso ocorra, aulas dialógicas mostram-se importantes para promover a motivação das e dos estudantes sobre os temas discutidos e construir sentidos partindo da empatia e do respeito na sala de aula de ciências. Os resultados apontam que a mobilização dessas temáticas trazem ganhos nas aprendizagem das alunas e dos alunos através de debates, trabalho colaborativos e readequação das propostas e atividades para que sejam mais inclusivas. Nesse sentido, observa-se que a apresentação de trabalhos em formato da “saraus" mobilizaram os conhecimentos científicos aprendidos pelos estudantes e possibilitaram reflexões sobre o papel da inclusão nas propostas apresentadas pelas e pelos estudantes. Soma-se a tal debate a participação da comunidade escolar e da família, que juntos ao processo educativo formal, complementam a formação social, científica e cultural dos estudantes.
|
|
9
|
-
LUIZ MARIANO OLIVARES SANTAMARIA
-
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA: DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VELOCIDADE DA LUZ USANDO O ARDUINO
-
Orientador : FELIPE CHEN ABREGO
-
Data: 03/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Uma das metodologias de ensino que mais agrada aos estudantes é o uso de mídias tecnológicas na sala de aula. Entre as que podem ser utilizadas no currículo do ensino médio, estão as experiências lúdicas com o celular e algumas linguagens de programação simples como a plataforma de prototipagem eletrônica, Arduino Uno. Dessa forma, podemos desenvolver o estudo de vários aspectos das ciências como a Matemática, Física e a Química entre outras com o uso do celular e da plataforma Arduino, tornando-os grandes aliados da aprendizagem para facilitar a assimilação de conteúdo em sala de aula. Este estudo propõe envolver os alunos no complexo trabalho de pesquisa e conclusão de uma teoria. Pretendemos assim demonstrar para os alunos, que as leis e teorias não surgem de adivinhações ou sorte. Tudo é fruto de muito esforço e da somatória de pequenos avanços de vários cientistas ao longo do tempo. Nossa intenção é evidenciar que a Física é muito mais que um compêndio de fórmulas e exercícios, sem um propósito maior. O presente trabalho propõe uma viagem no tempo, trazendo para a sala de aula, a história do desenvolvimento do pensamento científico nas últimas décadas do século XIX e início do século XX. Para tanto, vamos desenvolver três experiências com o objetivo de discutir a importância da determinação experimental da velocidade da luz para a revolução da Física, que marca o surgimento da denominada “Física Moderna”. A Física Moderna se estabelece a partir de duas grandes teorias: da relatividade restrita ou especial, proposta em 1905 por Albert Einstein e da Física Quântica, que surgiu em 1900 com o trabalho de Max Planck. Portanto, desenvolveremos este trabalho visando o aspecto lúdico de uma aula, onde o aluno terá a oportunidade de realizar três experimentos para tentar determinar o valor da velocidade da luz. No primeiro, vamos simular o ensaio realizado por Galileu Galilei no início do século XVII. No segundo experimento, vemos a tentativa criada por Fizeau em 1849, na qual o físico francês usa um dispositivo com uma roda dentada. E no terceiro, reproduziremos o famoso “Experimento de Michelson Morley”. Para concluir as atividades, utilizaremos um dispositivo composto por um laser e um emissor/receptor de luz em conjunto com a plataforma Arduino e uma planilha eletrônica de Excel, para obtenção de medidas mais precisas da velocidade da Luz. O estudo da Física se dará em um ambiente favorável, com atividades individuais e em grupos e a aplicação do celular/Arduino nas salas de aula, para que a aprendizagem possa ocorrer de maneira efetiva e prazerosa.
-
Mostrar Abstract
-
Uma das metodologias de ensino que mais agrada aos estudantes é o uso de mídias tecnológicas na sala de aula. Entre as que podem ser utilizadas no currículo do ensino médio, estão as experiências lúdicas com o celular e algumas linguagens de programação simples como a plataforma de prototipagem eletrônica, Arduino Uno. Dessa forma, podemos desenvolver o estudo de vários aspectos das ciências como a Matemática, Física e a Química entre outras com o uso do celular e da plataforma Arduino, tornando-os grandes aliados da aprendizagem para facilitar a assimilação de conteúdo em sala de aula. Este estudo propõe envolver os alunos no complexo trabalho de pesquisa e conclusão de uma teoria. Pretendemos assim demonstrar para os alunos, que as leis e teorias não surgem de adivinhações ou sorte. Tudo é fruto de muito esforço e da somatória de pequenos avanços de vários cientistas ao longo do tempo. Nossa intenção é evidenciar que a Física é muito mais que um compêndio de fórmulas e exercícios, sem um propósito maior. O presente trabalho propõe uma viagem no tempo, trazendo para a sala de aula, a história do desenvolvimento do pensamento científico nas últimas décadas do século XIX e início do século XX. Para tanto, vamos desenvolver três experiências com o objetivo de discutir a importância da determinação experimental da velocidade da luz para a revolução da Física, que marca o surgimento da denominada “Física Moderna”. A Física Moderna se estabelece a partir de duas grandes teorias: da relatividade restrita ou especial, proposta em 1905 por Albert Einstein e da Física Quântica, que surgiu em 1900 com o trabalho de Max Planck. Portanto, desenvolveremos este trabalho visando o aspecto lúdico de uma aula, onde o aluno terá a oportunidade de realizar três experimentos para tentar determinar o valor da velocidade da luz. No primeiro, vamos simular o ensaio realizado por Galileu Galilei no início do século XVII. No segundo experimento, vemos a tentativa criada por Fizeau em 1849, na qual o físico francês usa um dispositivo com uma roda dentada. E no terceiro, reproduziremos o famoso “Experimento de Michelson Morley”. Para concluir as atividades, utilizaremos um dispositivo composto por um laser e um emissor/receptor de luz em conjunto com a plataforma Arduino e uma planilha eletrônica de Excel, para obtenção de medidas mais precisas da velocidade da Luz. O estudo da Física se dará em um ambiente favorável, com atividades individuais e em grupos e a aplicação do celular/Arduino nas salas de aula, para que a aprendizagem possa ocorrer de maneira efetiva e prazerosa.
|
|
10
|
-
ANDRÉ LUIZ SILVA OLIVEIRA
-
Astronomia Através do Conhecimento Indígena: A Astronomia Indígena como Tema Gerador
-
Orientador : PIETER WILLEM WESTERA
-
Data: 07/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Nesta pesquisa de mestrado, exploramos como ensinar conceitos básicos de astronomia com um foco especial nos conhecimentos indígenas como temas geradores no uso dos Três Momentos Pedagógicos (3 MPs). O trabalho propõe um enfrentamento ao desafio do sistema educacional brasileiro na promoção da aprendizagem, especialmente no contexto de teorias pseudocientíficas como o terra-planismo. Ela destaca a importância do pensamento crítico e a abordagem pedagógica de Paulo Freire, que promove o diálogo e a construção do conhecimento pelos alunos. No entanto, a implementação completa dessa abordagem é dificultada pelos currículos rígidos nas escolas públicas. Na tentativa de resolver essa questão, a dissertação introduz os Três Momentos Pedagógicos (3 MPs) como uma forma de conciliar a abordagem de Freire com os currículos tradicionais. Os 3 MPs envolvem a problematização, organização e aplicação do conhecimento. A pesquisa foca na aplicação de um produto educacional em uma escola em São Paulo, que aderiu ao "Programa Ensino Integral (PEI)". O produto educacional abrange quatro temas relacionados à astronomia indígena e física, enfatizando a importância de uma educação prática em ciências. Para tanto, o autor apresenta um produto educacional dividido da seguinte maneira: "Movimento aparente do Sol", "As estações do ano", "O Irmão", e "A mulher do Jaxi". A dissertação destaca as interações entre o professor e os estudantes, os desafios encontrados durante a implementação do produto educacional e a necessidade de melhorias no nível de aprendizagem da matemática para uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos. Como resultado da aplicação do produto educacional, foi possível concluir que as aulas promoveram o respeito à cultura indígena e destacaram a relação significativa entre os indígenas e a astrologia. Assim garantindo a preservação dos saberes indígenas que, por sua vez, desempenham um papel fundamental na manutenção da diversidade cultural no Brasil. A educação é vista como uma ferramenta poderosa, mas é necessária a mobilização da sociedade em defesa dos direitos indígenas e da preservação de suas tradições. O trabalho contribui para a busca de abordagens mais eficazes e contextualmente relevantes para o ensino e a aprendizagem, especialmente em um contexto de mudanças significativas nas escolas.
-
Mostrar Abstract
-
Nesta pesquisa de mestrado, exploramos como ensinar conceitos básicos de astronomia com um foco especial nos conhecimentos indígenas como temas geradores no uso dos Três Momentos Pedagógicos (3 MPs). O trabalho propõe um enfrentamento ao desafio do sistema educacional brasileiro na promoção da aprendizagem, especialmente no contexto de teorias pseudocientíficas como o terra-planismo. Ela destaca a importância do pensamento crítico e a abordagem pedagógica de Paulo Freire, que promove o diálogo e a construção do conhecimento pelos alunos. No entanto, a implementação completa dessa abordagem é dificultada pelos currículos rígidos nas escolas públicas. Na tentativa de resolver essa questão, a dissertação introduz os Três Momentos Pedagógicos (3 MPs) como uma forma de conciliar a abordagem de Freire com os currículos tradicionais. Os 3 MPs envolvem a problematização, organização e aplicação do conhecimento. A pesquisa foca na aplicação de um produto educacional em uma escola em São Paulo, que aderiu ao "Programa Ensino Integral (PEI)". O produto educacional abrange quatro temas relacionados à astronomia indígena e física, enfatizando a importância de uma educação prática em ciências. Para tanto, o autor apresenta um produto educacional dividido da seguinte maneira: "Movimento aparente do Sol", "As estações do ano", "O Irmão", e "A mulher do Jaxi". A dissertação destaca as interações entre o professor e os estudantes, os desafios encontrados durante a implementação do produto educacional e a necessidade de melhorias no nível de aprendizagem da matemática para uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos. Como resultado da aplicação do produto educacional, foi possível concluir que as aulas promoveram o respeito à cultura indígena e destacaram a relação significativa entre os indígenas e a astrologia. Assim garantindo a preservação dos saberes indígenas que, por sua vez, desempenham um papel fundamental na manutenção da diversidade cultural no Brasil. A educação é vista como uma ferramenta poderosa, mas é necessária a mobilização da sociedade em defesa dos direitos indígenas e da preservação de suas tradições. O trabalho contribui para a busca de abordagens mais eficazes e contextualmente relevantes para o ensino e a aprendizagem, especialmente em um contexto de mudanças significativas nas escolas.
|
|