ENERGIAS RENOVÁVEIS: ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
A proposta dessa dissertação é apresentar um produto didático baseado na Sequência de Ensino por Investigação (SEI), com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o ensino-aprendizado dos conteúdos ligados a transformações de energia e eletricidade. O produto educacional tem o foco na problematização sobre os tipos de usinas que produzem energia elétrica, quais os impactos nos aspectos ambientais, sociais e econômicos, e quais tipos de energia poderiam ser substituídos para obtenção da minimização dos impactos negativos nesses aspectos.
Essa sequência didática pode ser muito bem trabalhada com outras disciplinas, podendo haver uma integração interdisciplinar dos grupos de professores das turmas, aumentando o incentivo da participação ativa dos alunos, com interações entre grupos, proporcionando a interação com objetos do estudo e atividades experimentais, sendo o professor apenas o incentivador e orientador desse processo.
Com isso a problematização inicia-se com discussões, pesquisas, partindo para a parte experimental, coleta e análise de dados, formulação dos conceitos de física 0relacionados às experimentações e a efetivação dos conhecimentos obtidos de forma argumentativa e científica.
O produto educacional, é avaliado a partir da opinião dos alunos, colhendo os dados das avaliações realizadas em todos os momentos do processo da construção do conhecimento. Esta abordagem permite determinar quais pontos podem ser melhorados.