PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA BARBOSA JUAREZ

DISCENTE : MARIANA BARBOSA JUAREZ
DATA : 04/05/2020
LOCAL: Santo André / REMOTO

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DOS REJEITOS DAS CENTRAIS MECANIZADAS DE TRIAGEM DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), se implementada integralmente, implicará em alterações na composição gravimétrica da parcela enviada para os aterros sanitários, além da escassez de áreas adequadas para a implantação dos mesmos. Logo, técnicas de minimização de volume de RSU e seu adequado gerenciamento determinado pela hierarquia proposta pela lei serão necessários. Em termos geotécnicos, há uma preocupação acerca da resistência ao cisalhamento, propriedade associada à análise de estabilidade e estimativa da vida útil da estrutura. O presente trabalho tem por objetivo realizar o ensaio de cisalhamento direto dos rejeitos secos triturados coletados nas duas Centrais Mecanizadas de Triagem (CMTs) localizadas no município de São Paulo (SP), para determinar a coesão e o ângulo de atrito do material e avaliar o efeito do pré-tratamento de triagem e trituração. A revisão da literatura indicou valores de coesão entre 0 e 64 kPa e ângulo de atrito entre 15,7° e 42,6°. Contudo, é possível que a condição triturada reduza o índice de vazios e, consequentemente, aumente o peso específico seco após a compactação. Ensaios de Proctor Normal foram previamente realizados com amostras de rejeitos de cada CMT, quando obteve-se ρd,máx variando de 670 kg/m³ a 1010 kg/m³ e wot de 18% a 42%. Deste modo, entende-se que o cisalhamento para amostras de RSU trituradas poderá ser executado de acordo com aquele preconizado na norma ASTM D3080, 2011, com célula de 60 x 60 mm, velocidade de 0,7 mm/min e tensões normais de 50 kPa, 100 kPa e 150 kPa. De modo geral, o elevado grau de heterogeneidade dos RSU evidencia a relevância da condução de estudos técnicos em nível local para que os futuros aterros sejam projetados com segurança.

Presidente - Interno ao Programa - 2115523 - GIULLIANA MONDELLI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1814655 - LUCIA HELENA GOMES COELHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROGER AUGUSTO RODRIGUES - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671275 - DERVAL DOS SANTOS ROSA