PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8206/8206 http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta
Área de Concentração
Mestrado
CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL
Linhas Pesquisa :
› SISTEMAS AMBIENTAIS
SISTEMAS AMBIENTAIS - Esta linha de pesquisa se refere à caracterização dos ambientes naturais quanto à sua estrutura e funcionamento, no espaço e no tempo, identificação de seus fatores condicionantes e o entendimento da dinâmica dos processos naturais e das conseqüências de interferências antrópicas. Esta caracterização permitirá entender o funcionamento dos sistemas, incluindo os seus limites de resistência e de resiliência, que serão suporte às técnicas de manutenção e recuperação de suas propriedades. Entre as abordagens esperadas, ressaltam-se: i) a caracterização de ambientes naturais; ii) identificação de alterações ambientais causadas por ações antrópicas (e.g. queimadas, desmatamento, poluição e mudanças no uso da terra); iii) estratégias de monitoramento ambiental; iv) análise da dinâmica de dispersão de poluentes; v) o estudo de variações e mudanças climáticas, relacionadas aos efeitos antrópicos e naturais, e seus impactos.
› TECNOLOGIAS AMBIENTAIS
TECNOLOGIAS AMBIENTAIS - Essa linha de pesquisa refere-se ao uso de tecnologias consagradas e, com base nos avanços científicos, ao desenvolvimento e aprimoramento de novas tecnologias aplicadas a sistemas naturais, para fins da conservação, e artificiais, voltadas à mitigação dos impactos ambientais ou à recuperação de áreas degradadas. A partir do suporte de informações sobre as características dos sistemas naturais e modificados pelo Homem, serão utilizadas ou desenvolvidas técnicas que previnam, atenuem ou recuperem ambientes degradados com base nas suas propriedades características. Serão aprofundados estudos voltados ao desenvolvimento e/ou uso de tecnologias para: i) a prevenção e o tratamento de águas, efluentes e resíduos; ii) o monitoramento ambiental visando a recuperação de áreas degradadas; iii) a recuperação de áreas degradadas; iv) o desenvolvimento de processos e materiais de baixo impacto ambiental (e.g. reciclagem de materiais, produção de materiais biodegradáveis); v) a sustentabilidade.
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br."sigaa-1"