PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDNEI RODRIGUES SILVA

DISCENTE : EDNEI RODRIGUES SILVA
DATA : 04/09/2019
LOCAL: na sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE REDUÇÃO DE MASSA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO AGRUPAMENTO SUDESTE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

A preocupação ambiental com o tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos gerados nas cidades tem aumentado em todo o mundo. Em São Paulo, a maior cidade da América Latina, a utilização de aterros sanitários é preponderante e iniciativas que incorporam tecnologias de tratamento, com o objetivo de recuperação de materiais recicláveis, compostagem e geração de energia, são incipientes. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho é avaliar as tecnologias de tratamento atualmente utilizadas em outros países e propor a melhor composição destas tecnologias, que incorpore a segregação da fração recuperável para que esta retorne como matéria-prima para indústria ou para que seja utilizada em processos térmicos com recuperação de energia, para a cidade São Paulo. Foram utilizados os levantamentos gravimétricos realizados nos anos de 2017 e 2018 do agrupamento sudeste do município de São Paulo. As características dos resíduos gerados foram o principal fator para a escolha da tecnologia de recuperação de materiais recicláveis ou de energia, e o método TOPSIS que ordena a preferência por similaridade da solução próxima do ideal, levando em consideração fatores ambientais, financeiros, técnicos e sociais. A expectativa é fornecer uma solução que proporcione a máxima recuperação dos resíduos sólidos domiciliares, evitando assim a grande quantidade atualmente disponibilizada no aterro sanitário.

Presidente - Interno ao Programa - 2115523 - GIULLIANA MONDELLI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1646410 - ROSELI FREDERIGI BENASSI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1760419 - GRAZIELLA COLATO ANTONIO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671275 - DERVAL DOS SANTOS ROSA