PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de DEFESA: MARCUS VINICIUS FRANÇA

DISCENTE : MARCUS VINICIUS FRANÇA
DATA : 19/08/2021
LOCAL: Por participação remota

AVALIAÇÃO DE ATRIBUTOS CLIMÁTICOS, ESTRUTURAIS E BIOLÓGICOS DE RIACHOS DE CABECEIRA IMPACTADOS PELO CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR

Os riachos tropicais são ecossistemas com grande biodiversidade no mundo. Embora sejam importantes para conservação da biodiversidade, as atividades antrópicas estão alterando esses ecossistemas, acarretando efeitos negativos na estrutura, funcionamento, na comunidade aquática e até contribuição climática local. Esses ambientes de água doce chamam atenção pela pouca área de ocorrência comparando com outros ambientes, mas, possuem relevância no desenvolvimento e permanência do crescimento humano. Os riachos de cabeceira constituem grande parte dos corpos d’água em uma bacia hidrográfica, reforçando que, a conservação, monitoramento e manejo para manter o equilíbrio e manutenção da rede de drenagem de água doce. Inúmeros riachos de cabeceira estão inseridos próximo de áreas agrícolas, padecendo com efeitos da agricultura intensiva. Nessa perspectiva, esta dissertação foi elaborada para entender quais as alterações e efeitos da monocultura de cana-de-açúcar vem acarretando em riachos tropicais localmente em municípios do Estado de São Paulo. Primeiramente foi realizada uma revisão bibliográfica descrevendo brevemente sobre a monocultura de cana-de-açúcar no Brasil, seguido da estrutura, funcionamento e dinâmica de riachos de primeira ordem e sua importância e na última parte é abordado a respeito da comunidade de macroinvertebrados bentônicos e suas funções realizadas. O primeiro capítulo colabora no entendimento das possíveis mudanças climáticas nas microbacias, após a substituição de vegetação nativa para canavial, principalmente nas variáveis de temperatura e umidade do solo advindos dessa alteração na paisagem. O segundo capítulo avalia a distinção estrutural para cada uso do solo e a influência sazonal, também verifica quais parâmetros estruturais são mais relevantes e afetados nos riachos próximos da monocultura de cana-de-açúcar. O terceiro capítulo explora quanto a comunidade de macroinvertebrados bentônicos e se existe distinção taxonômica e funcional nos usos do solo e sazonal nas áreas de estudo. Os resultados apresentaram existência de temas que precisam de maior compreensão, sobretudo climáticos das variáveis analisadas nesse estudo (temperatura do ar e umidade do solo) inferindo mais a fundo esses fatores nos usos de solo desse estudo com maiores réplicas, visto que, a diferença entre os fatores na simulação climática foi baixa. Em referência ao ambiente físico e estrutural dos riachos, constatou-se que a degradação da vegetação ripária em monoculturas de cana-de-açúcar afeta parâmetros importantes na estruturação dos riachos de primeira ordem. A presença da vegetação nativa apontou ser primordial na estrutura, dinâmica e funcionamento dos riachos. Além de, oferecer diversos microhabitats para a comunidade aquática, o que influência na riqueza e abundância de organismos nos usos do solo distintos (canavial e vegetação nativa). Assim sendo, a parte final do trabalho teve foco na comunidade de macroinvertebrados bentônicos. Eles apontaram que o uso do solo afeta mais taxonomicamente e funcionalmente a comunidade, mas não a qualidade da água, (BMWP) nos riachos ocupados por monocultura de cana-de-açúcar em comparação aos com vegetação nativa. Todavia, na análise sazonal (chuvoso e seco) não demonstrou grande diferença em diversidade, riqueza entre a comunidade de macroinvertebrados, onde somente os índices EPT obteve maior diferença época chuvosa, evidenciando baixa influência sazonal nos riachos de cana-de-açúcar.

Presidente - Interno ao Programa - 3047358 - RICARDO HIDEO TANIWAKI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1247586 - ANGELA TERUMI FUSHITA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ERIKA MAYUMI SHIMABUKURO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1646410 - ROSELI FREDERIGI BENASSI