PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUILHERME BEGOTTI DOMINGOS

DISCENTE : GUILHERME BEGOTTI DOMINGOS
DATA : 10/03/2020
LOCAL: UFABC Santo André

Desenvolvimento de um Jogo com Design Participativo para Treino Cognitivo de Pessoas Idosas e Análise de Dados Através de Logs de Interação

O número de pessoas idosas e sua expectativa de vida aumentam a cada ano, trazendo a necessidade de novas abordagens para garantir seu bem-estar e qualidade de vida. O processo natural de envelhecimento leva a mudanças cognitivas e é preciso atuar sobre esses aspectos, evitando que o idoso deixe de participar de atividades e diminua sua funcionalidade nas atividades cotidianas. Ferramentas tem sido criadas para lidar com essa situação, entre elas: plataformas e jogos digitais. No entanto, muitos idosos podem não se sentir compelidos a usar estes instrumentos por falta de empatia. Neste estudo apresenta-se o desenvolvimento de um protótipo de jogo digital através do design participativo com idosos com alto grau de escolaridade. O trabalho foi realizado de forma interdisciplinar, com a inclusão de estudantes e docentes dos Bacharelados em Ciência e Tecnologia, Neurociência e Ciência da Computação da Universidade Federal do ABC (UFABC). O objetivo do design é, a fim de desenvolver um produto que, ao mesmo tempo, fosse eficiente para o treino cognitivo e também fosse divertido e atrativo às pessoas idosas. Mostra-se, por fim, que ferramentas que refletem melhor as expectativas dos usuários podem ser criadas levando em consideração os diversos agentes envolvidos na vida de um idoso. Estas ferramentas se tornarão mais úteis e eficazes porque partirão das ideias e necessidades dos próprios usuários.

Presidente - Interno ao Programa - 2127195 - ANDRE LUIZ BRANDAO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 307.022.008-83 - VAGNER FIGUEREDO DE SANTANA - IBM RESEARCH
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2392047 - RAFAELA VILELA DA ROCHA CAMPOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1305717 - PRISCILA BENITEZ AFONSO