PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGÉLICA CRISTINA CRUZ CUSTODIO

DISCENTE : ANGÉLICA CRISTINA CRUZ CUSTODIO
DATA : 29/11/2019
LOCAL: sala 306, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Interpretabilidade de Modelos Black Box aplicada a problemas Uplift

Medir o efeito de uma ação, seja uma campanha de marketing ou o efeito de um novo medicamento, é uma tarefa desafiadora e que envolve problemas nas mais diversas áreas. A modelagem Uplift leva em consideração quais pessoas apresentam algum comportamento devido à uma determinada ação e qual seria o comportamento dessas pessoas sem a ação, por exemplo. Essa diferença é modelada como resposta de um modelo de uplift. Uma abordagem comumente usada para predizer o comportamento desses para esse problema são os Modelos de Aprendizado de Máquina “Black Box”, que são modelos matematicamente complexos para os quais não é possível entender diretamente a relação das variáveis explicativas com a variável resposta. Para explicar essa relação, podemos utilizar ferramentas de interpretabilidade, tais como os gráficos de Dependência Parcial e Expectativa Condicional Individual e as Medidas dos Valores de Shapley ou ajuste de Modelos Locais interpretáveis. Neste trabalho levantamos técnicas utilizadas em Modelagem Uplift, com o objetivo de abordar a interpretabilidade nesse contexto.

Presidente - Interno ao Programa - 1673092 - RONALDO CRISTIANO PRATI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1918407 - DEBORA MARIA ROSSI DE MEDEIROS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1932365 - FABRICIO OLIVETTI DE FRANCA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3008222 - PAULO HENRIQUE PISANI