Ferramentas Computacionais Para Análise do Comportamento Aplicada
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por comportamento repetitivo e estereotipado, dificuldades na comunicação verbal e não verbal e no comportamento social. As causas do TEA ainda são desconhecidas, porém, quanto antes identificado, mais cedo pode-se começar uma intervenção e dar mais autonomia à criança. A Análise Aplicada do Comportamento, do inglês Applied Behavior Analysis (ABA), é um conjunto de intervenções comumente utilizada no tratamento do TEA, e apresenta os melhores resultados para os transtornos de neurodesenvolvimento. A ABA consiste em avaliar e intervir, através do ensino de comportamentos específicos que envolvem diversas áreas do desenvolvimento da criança. Para cada criança, é necessário que um profissional - analista do comportamento - faça uma avaliação para verificar seu desenvolvimento e intervenha com um programa de ensino específico. Atualmente, existem diversos softwares para auxiliar na aplicação da ABA, porém, com pouca (ou nenhuma) flexibilidade na personalização do programa de ensino. Desta maneira, o profissional deve utilizar atividades pré-definidas, o impossibilitando de criar um programa de ensino específico para cada estudante. Neste trabalho, primeiramente foi feita uma Revisão Sistemática da Literatura, que permitiu avaliar os softwares desenvolvidos para auxiliar na aplicação da ABA. A partir dessa revisão, e, considerando softwares que não foram incluídos na revisão, é proposto um novo sistema para auxiliar o profissional a criar um programa de ensino baseado na ABA personalizado para cada estudante.