Repensando Jogos e TDAH: Design Participativo no Desenvolvimento de um Jogo para Representar a Distração
Pesquisas sobre jogos para o público neurodivergente seguem a visão do modelo médico de deficiência, onde consideram qualquer condição neurológica que diverge do padrão como um problema a ser curado. Tal perspectiva resulta em jogos que desconsideram a autonomia do indivíduo, motivação e suas reais necessidades. Este trabalho apresenta uma revisão de literatura que encontrou um agravamento de características das pesquisas sobre jogos e neurodiversidade por pesquisadores brasileiros, seguido por um processo de design participativo junto a estudantes identificados com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Durante as sessões, os estudantes demonstraram interesse em desenvolver um jogo representando como funciona o pensamento de uma pessoa com TDAH em situações cotidianas e que pudesse ser jogado por pessoas com ou sem TDAH. Assim, o jogo não seria desenvolvido para auxiliar no tratamento do TDAH, como sugerem outros trabalhos na literatura, mas um artefato tecnológico para ser usado livremente e que gere oportunidades de aprendizado sobre situações comuns vividas por pessoas com TDAH. Após a finalização das sessões de Design Participativo, são necessárias análises e discussões sobre os resultados encontrados, além da finalização de uma versão do jogo para uma futura publicação e avaliação.