PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: THIAGO DONIZETTI DOS SANTOS

DISCENTE : THIAGO DONIZETTI DOS SANTOS
DATA : 13/02/2019
LOCAL: no auditório 801-A, 8º andar do Bloco B, no campus Santo André

Um Modelo para Detecção de Ansiedade Computacional em Idosos Interagindo com a Web

Com o aumento do número de diferentes tipos de tecnologias utilizadas no cotidiano, seria esperado que o uso de computadores fosse algo confortável e natural para todos. No entanto, é comum que algumas pessoas ainda se sintam apreensivas quando precisam usar computadores ou novas tecnologias. Essas pessoas enfrentam múltiplos níveis de ansiedade e, para níveis elevados, demonstram o que é chamado de Ansiedade Computacional (do inglês Computer Anxiety). Pessoas com Ansiedade Computacional enfrentam problemas no uso de tecnologias em casa, no ambiente de trabalho ou para fins de estudo. Isto pode criar múltiplas barreiras para essas pessoas, privando-as do acesso à tecnologia. Neste contexto, o presente projeto de mestrado investigou as principais características relacionadas a como pessoas com Ansiedade Computacional interagem com computadores relacionando-as com dados de interação (ou logs de interação). Isso foi feito através de um estudo de campo realizado com 31 idosos envolvendo captura de dados de interação, dados de rastreamento ocular, escalas para medir níveis de depressão, ansiedade, ansiedade computacional, entre outras. Os resultados obtidos foram utilizados no desenvolvimento de um modelo de detecção de ansiedade computacional capaz de identificar diferentes níveis de ansiedade (i.e., sem ansiedade, baixo nível de ansiedade computacional e alto nível de ansiedade computacional) com 83,87% de acurácia. A partir dos resultados apresentados, é possível identificar automaticamente diferentes níveis de ansiedade computacional de idosos interagindo com a Web através da análise de logs de interação. Então, possibilitando personalização da interface de usuário para pessoas com Ansiedade Computacional, por exemplo, simplificando-a.

Presidente - 307.022.008-83 - VAGNER FIGUEREDO DE SANTANA - UNICAMP
Externo à Instituição - ROBERTO PEREIRA - UFPR