EMPADARIA - framework para o desenvolvimento de ficções interativas por meio da Pedagogia de Projetos
A construção de uma prática de projetos colabora com o desenvolvimento de diferentes competências e com a apropriação dos conteúdos curriculares. Quando aplicado com jogos educacionais, certos aspectos são valorizados, como habilidades de representação e comunicação, multiletramento e familiaridade com transmídias. Apesar disso, faltam metodologias para implementação de sequências didáticas com jogos que incluam estudantes com deficiência, seja pela necessidade de mais aprofundamento técnico ou pela ausência de frameworks, ferramentas e instrumentos dirigidos aos educadores e especialistas como referências na construção de práticas pedagógicas. Neste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar um framework voltado a construção de práticas pedagógicas com Aprendizagem Baseada em Projetos na criação de ficções interativas, possibilitando a inclusão de estudantes com deficiência visual. Um diferencial é a disponibilização de um material de apoio do professor, que aborda diferentes instrumentos de avaliação e práticas de engenharia de software, bem como direciona o uso do motor de jogos Twine, facilitando o uso por educadores do ensino médio na construção de práticas pedagógicas com ferramentas computacionais. O framework foi aplicado em duas salas de aula do ensino médio, com auxílio dos professores, e com a presença de estudantes com deficiência visual. Foram registrados opiniões positivas sobre engajamento e apropriação dos conhecimentos por parte de estudantes e professores, bem como a obtenção de resultados que indicam a inclusão de estudantes com DV e aumento do desempenho da disciplina.