PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO CAMPOS IGNACIO DOS SANTOS

DISCENTE : GUSTAVO CAMPOS IGNACIO DOS SANTOS
DATA : 28/11/2023
LOCAL: por participação remota

Aumento de Dados no Treinamento de Redes Neurais Profundas para Classificação de Sinais de EEG

Este trabalho tem como foco a avaliação da aplicação de técnicas de aumento de dados em sinais de eletroencefalografia (EEG) aplicados em redes neurais artificias. O principal objetivo é a avaliação da hipótese de que técnicas de aumento de dados podem realçar características relevantes nos dados de EEG, quando aplicados em redes com estruturas convolucionais como EEGNet, ShallowNet e DeepConvNet. A utilização de técnicas de aumento de dados para ampliar a capacidade das redes em extrair as principais características que definem cada classe possibilitam uma aplicação mais ampla da utilização de sistemas de interface cérebro-computador, de tal forma que as redes utilizadas conseguem usufruir melhor dos dados disponíveis para treinamento. Além disso, este trabalho faz a proposta de adaptação de um método de aumento de dados utilizados em redes convolucionais para processamento de imagens no contexto de dados de EEG. Por fim, é realizado uma análise dos resultados obtidos em conjunto com o comportamento das redes em cada base de dados utilizada.

Presidente - Interno ao Programa - 342.927.028-61 - DENIS GUSTAVO FANTINATO - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676329 - RAPHAEL YOKOINGAWA DE CAMARGO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEVY BOCCATO - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2334927 - ANDRE KAZUO TAKAHATA